Rio Branco, Acre, 3 de dezembro de 2020

Maior corrente do PT faz campanha para Lula presidir partido

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), maior tendência interna do PT, vai insistir para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupe a presidência do partido no lugar de Rui Falcão.

Na semana passada, Lula descartou a possibilidade durante reunião do Diretório Nacional do PT, argumentando que a legenda precisa renovar seus quadros dirigentes e também que uma possível condenação pela Justiça no caso da Operação Lava Jato atingiria o partido. O próprio Lula pediu que Falcão divulgasse a decisão para eliminar os rumores sobre a possibilidade de ele assumir a sigla.

Mesmo assim, integrantes da CNB continuam a insistir para que Lula aceite presidir o PT. “A CNB vai insistir. Lula é o maior ponto de união do PT. Ele é o poder real no partido”, disse o presidente estadual do PT de São Paulo, Emídio de Souza.

O dirigente argumenta que, com Lula no comando, haveria uma qualificação natural de toda a comissão executiva do PT. “Todas as correntes indicariam seus melhores quadros para a direção”, afirmou Emídio. Falcão já avisou ao partido que aceita a antecipação da escolha de seus substitutos de novembro para maio do ano que vem.

As maiores correntes já discutem nomes para a sucessão. A corrente Mensagem, segunda maior do partido, deve indicar o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Já a CNB está dividida. Parte da corrente, da qual o próprio Lula faz parte, defende o nome do senador Lindbergh Farias (RJ), mas não há consenso. O único nome que evitaria uma disputa interna é o de Lula.

“Se a CNB insistir com Lula, eu apoio”, disse Markus Sokol, da corrente O Trabalho. Ontem, a direção petista se reuniu com integrantes de movimentos que integram a Frente Brasil Popular, como o MST, CUT e CMP. O partido quer incluir a defesa de Lula entre as bandeiras das próximas manifestações de rua juntamente com o “Fora, Temer”.

 

Com informações do Estadão Conteúdo.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.