Rio Branco, Acre, 29 de novembro de 2020

Tião Viana recebe presidente do Paraguai, Horácio Cartes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em uma escala para realizar procedimentos técnicos na aeronave oficial de governo, o presidente da República do Paraguai, Horácio Cartes, foi recebido pelo governador Tião Viana no aeroporto de Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, 26.

Acompanhado por assessores e diplomatas, Cartes pôde conhecer um pouco dos projetos que o Acre desenvolve nas áreas de indústria, produção e sustentabilidade, a partir de uma apresentação feita por Tião Viana.

O presidente estava a caminho da Colômbia, para participar da celebração de um acordo de paz que envolve a participação de outros 15 países da América Latina.

O embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Cácere, e o primeiro-secretário, Rodrigo Velásquez, estiveram à frente da agenda e permanecem no estado.

Na ocasião, Tião Viana realizou uma apresentação do projeto de piscicultura executado no Complexo Industrial Peixes da Amazônia e falou sobre a importância comercial e econômica da estrutura para o estado.

“Este modelo de desenvolvimento industrial consolida uma piscicultura fortalecida e de referência para o país, além de ser estrategicamente viável para a exportação, uma vez que possui um mercado que reúne 136 milhões de consumidores na América Andina”, explicou.

Outros projetos, como a indústria de suínos de Brasileia, o projeto habitacional Cidade do Povo, a escola de música e o programa Quero Ler – para a erradicação do analfabetismo – também foram destaques.

Horácio mencionou a economia forte do Paraguai na exportação de carne bovina e demostrou interesse de conhecer melhor o projeto de piscicultura, para troca de experiências. Tião Viana falou, ainda, sobre o projeto de manejo sustentável e a exportação madeireira.

Impressões do governo paraguaio

O presidente Cartes parabenizou as ações, projetos e conquistas do governo do Acre. Segundo ele, é possível que, futuramente, o governo paraguaio envie equipes para conhecer em detalhes os projetos do Acre, que poderão servir de referência e inspiração para o país.

“Aprendemos muito com o governo do Acre. Parabenizamos tudo o que estão fazendo aqui, como os programas voltados para a educação, a economia e a habitação, os quais garantem dignidade às pessoas. São projetos de referência para qualquer país”, opinou Cartes.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.