Rio Branco, Acre, 20 de janeiro de 2021

Segunda cidade mais populosa do Acre completa 112 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O município que teve o nome inspirado na constelação do Cruzeiro do Sul completa nesta quarta-feira 112 anos. A segunda cidade mais populosa do Acre, com 82.075 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), surgiu como capital do departamento do Alto do Juruá.

O coronel Gregório Thaumaturgo de Azevedo foi o primeiro prefeito departamental do Alto Juruá, que inicialmente instalou a sede em um local chamado “Invencível”, na foz do Rio Moa. Porém, por meio do decreto n° 8, de 28 de setembro de 1904, Cruzeiro do Sul foi transferido para o Seringal Centro Brasileiro, na margem esquerda do Rio Juruá.

Um dos mais conhecidos produtos da atividade econômica da região é a farinha de Cruzeiro do Sul, que se fortaleceu ainda mais com a criação da Central de Cooperativas de Produtores de Cruzeiro do Sul.

A Central reúne a Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores Rurais de Cruzeiro do Sul (Camprucsul), a Cooperfarinha e a Coopersonhos.

Integração

Com um trabalho que envolveu esforço político e muita logística, o Juruá, região que por mais de cem anos viveu isolada por via terrestre, ganhou perspectivas econômicas e sociais com a consolidação da BR-364 no fim de 2011.

Desde então é possível viajar todos os dias de Rio Branco a Cruzeiro do Sul observando as vantagens que cidades como Feijó, Tarauacá e Mâncio Lima alcançaram.

Atualmente, está ocorrendo um processo licitatório para a recuperação e manutenção da BR-364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está com as propostas das empresas que estão concorrendo. O processo deve se encerrar em outubro, para que as obras já comecem em novembro.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.