Rio Branco, Acre, 30 de novembro de 2020

Máquinas da prefeitura de Cruzeiro do Sul são flagradas no Amazonas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Onofre Brito

Elson Costa

Leandro Altheman

Na última quinta-feira, uma equipe de reportagem flagrou uma patrulha mecanizada completa da prefeitura de Cruzeiro do Sul fazendo abertura e manutenção de ramais dentro do estado do Amazonas, no badejo de baixo.

A patrulha era composta por uma retroescavadeira, uma moto niveladora, um caminhão basculante e um rolo compressor. Todas as máquinas estão identificadas com a logomarca da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Juntamente com as máquinas, encontravam-se também operadores e funcionários identificados com o uniforme da prefeitura.

Entre os terrenos beneficiados diretamente com a obra estão uma fazenda recém-adquirida pelo prefeito Vagner Sales, por meio de um suposto ´laranja´. Além desta propriedade, a obra também beneficia a fazenda do ´empresário´ Clovis Rosas, dono da empresa CP Rosas, vencedora da maioria das licitações de obras do município.

As obras estão bastante avançadas, a estimativa é de que esta patrulha já esteja trabalhando no local há mais de um mês.

Polícia Federal se negou a dar o flagrante

Acionada na quinta-feira (22/09), a Polícia Federal esteve com dois agentes no local na sexta-feira. O agente que conduzia a viatura da PF alegou que a chuva não permitia o acesso.

Na segunda-feira, A PF retornou ao badejo de baixo. O agente Edgar identificou as coordenadas do local onde estavam máquinas comprovando que as mesmas estavam operando há cerca de 25Km da linha Cunha Gomes já dentro do estado do Amazonas, em território pertencente ao município do Guajará.

O flagrante não foi realizado mesmo diante da materialidade comprovada por fotos e vídeos. Na terça-feira, o mesmo agente alegou novamente a falta de efetivo para a não-realização do flagrante. Na quarta-feira, chegaram informações extra-oficiais de que a PF teria ‘ouvido’ alguns funcionários. Ainda na quarta-feira o agente plantonista informou que o delegado Marcílio receberia a imprensa para prestar informações. Contudo, na quinta-feira, o delegado se negou a dar entrevista sobre o caso, alegando estar realizando oitivas.

Reincidente

Vagner Sales entrou na política ‘com uma mão na frente e outra atrás’, para se despedir como um dos mais novos milionários da região. Enquanto o valor declarado ao TRE  não ultrapassa os modestos um milhão e oitocentos mil reais, estimativas imobiliárias colocam seu patrimônio na faixa entre seis a trinta milhões de reais. Uma imagem aérea mostra pelo menos 48 tanques de piscicultura, não declarados ao TRE e sem licenciamento.

Leia mais:

Política: Um bom negócio para Vagner Sales

Parte da valorização de seu patrimônio se deu às custas da utilização da máquina pública, como por exemplo, no acintoso desvio de recursos da SUFRAMA para asfaltar o acesso à sua fazenda. Em julho deste ano, a Justiça Federal determinou o bloqueio de 670 mil reis do prefeito.

Na decisão, a juíza Alessandra Baldini considerou que há fortes indícios de que Vagner Sales modificou o projeto original da SUFRAMA em benefício próprio.

Segundo a decisão, verificam-se veementes indíciosde que o prefeito de Cruzeiro do Sul incorreu em prática administrativa ilícita, resultando em ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

Leia mais:

Justiça Federal determina bloqueio dos bens de Vagner Sales 

Mesmo com prefeitura na ‘pindaíba’, prefeito realiza obras no município vizinho

Vale destacar também, que a prefeitura vem alegando dificuldades financeiras para honrar compromissos com funcionários e fornecedores.

Alguns servidores já se encontram há quatro meses sem receber seus salários e algumas quadras de esportes, já tiveram o fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento.

Resta saber como o prefeito pretende justificar  os custos extras de horas/máquina, funcionários e combustível para  as obras efetuadas no município vizinho do Guajará .

018

019 020 022 023 024 maquinas-1 maquinas2

 

 

 

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.