24.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Anticoncepcional aumenta risco de depressão, diz estudo

Por

- Publicidade -

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, concluiu que usar anticoncepcionais e tomar antidepressivos podem estar intimamente ligados.

De acordo com o estudo, liderado pelo Dr. Ojvind Lidegaard, as mulheres que usam adesivos que liberam uma versão sintética de progesterona são as que têm mais probabilidade de também estarem tomando antidepressivos (70%).

As mulheres que usam o anel e o DIU apresentam um risco de 60% e 40%, respectivamente. Já as que tomam o tipo mais popular da pílula têm 23% mais chance de terem que tomar antidepressivo do que as mulheres que não tomam nenhum tipo de anticoncepcional hormonal.

De acordo com o Daily Mail, os cientistas suspeitam que estas conclusões tenham a ver com a progesterona, que já se demonstrou ter um impacto negativo no humor durante o ciclo menstrual. Contudo, os especialistas admitem que é preciso fazer mais estudos para se entender se a depressão é ou não um potencial efeito adverso dos contraceptivos hormonais.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados dos registros nacionais na Dinamarca que incluíram mais de um milhão de mulheres adolescentes e adultas, entre os 15 e os 34 anos.

 

Por Lifestyle.

- Publicidade -
Copiar