23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Marcus Alexandre tem 62%, Eliane, 27%, Vaz, 3%, e Carlos, 2%, diz Ibope

Por

- Publicidade -

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Rio Branco:

– Marcus Alexandre (PT) – 62%
– Eliane Sinhasique (PMDB) – 27%
– Raimundo Vaz (PR) – 3%
– Carlos Gomes (Rede) – 2%
– Branco/nulo – 4%
– Não sabe/não respondeu – 2%

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 11 a 14 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o protocolo Nº AC-00758/2016.

Na primeira pesquisa do instituto, divulgada no dia 29 de agosto, Marcus Alexandre aparecia com 57% e agora tem 62% das intenções de votos. Já Eliane Sinhasique tinha 28% e agora tem 27%.  Raimundo Vaz, que tinha 4%, agora tem 3% e Carlos Gomes que tinha 1% agora tem 2%.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 13% declaram não saber em quem votar ou não responderam, enquanto 6% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

O candidato Marcus Alexandre é mencionado espontaneamente por 57% dos rio-branquenses, e Eliane Sinhasique, por 21%. Raimundo Vaz, por 1% e Carlos Gomes por 1%.

Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é a Carlos Gomes (48%). Na sequência, aparecem Raimundo Vaz (47%), Eliane Sinhasique (30%) e Marcus Alexandre (18%).

Segundo turno
O Ibope também simulou um cenário de segundo turno que teve os seguintes resultados:

– Marcus Alexandre – 65%
– Eliane Sinhasique – 29%
– Branco/Nulo – 3%
– Não sabe/não respondeu – 3%

Avaliação do prefeito Marcus Alexandre
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Marcus Alexandre. Veja os números:

– Ótima/boa – 65%
– Regular – 28%
– Ruim/péssima – 6%
– Não sabem avaliar – 1%

- Publicidade -
Copiar