24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

TSE aprova envio de Força Federal para 8 cidades do Acre durante eleições; CZS está entre elas

Por

- Publicidade -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para reforçar a segurança nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Senador Guiomard, Acrelândia, Tarauacá, Brasileia e Epitaciolândia durante as Eleições 2016. A medida foi anunciada na terça-feira (20).

As Forças Armadas devem permanecer nos municípios nos dias 1 e 2 de outubro – véspera e dia do pleito, respectivamente. O Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE-AC) informou que está ciente da decisão, mas ainda não foi notificado formalmente.

O diretor do TRE-AC, Carlos Venícius Ribeiro, explica que ainda que o órgão ainda não tem o número de militares que devem atuar nas cidades. Segundo ele, isso deve ser definido entre o comandante da operação e os juízes eleitorais.

“Não falamos em números, pedimos apenas pela Força Federal. Não tínhamos certeza, mas estávamos confiantes de que eles aceitariam, pois mandamos um documento fundamentado”, salienta.

O pedido, segundo ele, foi feito devido a atuação de facções criminosas e os vários atentados que ocorreram no estado no mês de agosto após a morte de um adolescente em uma troca de tiros com a polícia.

“Fizemos o pedido devido aos atentados, principalmente aos prédios públicos que foram incendiados, além de carros e ameaças a tranquilidade da população. Tudo isso levou a um receio de que eles possam ter alguma atuação durante o período da eleição”, finaliza.

As tropas também devem ser enviadas para Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins e Pará.

- Publicidade -
Copiar