30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Ufac revitaliza unidade Rondon em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a solenidade de entrega da unidade Marechal Cândido Rondon, em Cruzeiro do Sul. O prédio, doado para a Ufac em 1989, abrigou as primeiras instalações da universidade no Juruá. Após ser revitalizado, atenderá as atividades de pós-graduação do campus Floresta, mantendo parte da arquitetura da época em foi construído, em 1979.

O prédio conta com uma sala de estudos, biblioteca, salas de aula, auditório e espaço de convivência. “A casa da pós-graduação renasceu das cinzas”, definiu a diretora do Centro de Educação e Letras, Maria José da Silva Moraes, ao se referir à importância do prédio para a comunidade acadêmica.

Durante a solenidade, o diretor do Centro Multidisciplinar, Paulo Bernarde, ressaltou que a gestão tem enfrentado desafios para continuar ampliando os espaços de graduação e pós-graduação. “Esse é um espaço muito especial. A parte de trás possui uma floresta com muitos animais e pássaros”, disse.

A vice-reitora Guida Aquino enfatizou o papel da universidade na formação e preparação dos alunos para atender a sociedade. Ela apresentou a estrutura, a qual considera importante para o município de Cruzeiro do Sul.

“É confortável e propícia para que haja um aprendizado de qualidade”, enfatizou. “Temos que ousar enquanto universidade. Estamos persistindo e apresentado propostas para a graduação e a pós-graduação, a fim de que a Ufac cresça também em pesquisa e extensão.”

O reitor Minoru Kinpara ressaltou o esforço que a comunidade acadêmica tem desempenhado para conseguir bons resultados de aprendizagem. “Eu conheci o prédio quando professores ainda moravam aqui”, relembrou.

“Conhecemos o trabalho dos professores, o empenho dos técnicos, a determinação dos alunos, que trabalham muito, independentemente das condições. Por isso nos sentimos motivados a trabalhar pela melhoria das condições de trabalho na nossa Ufac.”

Durante a solenidade, o servidor aposentado Francisco Mario Alves foi homenageado pelos 16 anos em se dedicou ao projeto Rondon no município de Cruzeiro do Sul. “Ao passar por aqui eu sentia uma tristeza quando via tudo acabado”, lembrou.

“Aqui eu chegava às 6h da manhã e só saía umas 10h da noite. Me dedicava mais a isso aqui do que a minha casa. Hoje, vendo tudo como está, posso dizer que minha alegria voltou”.

- Publicidade -
Copiar