Rio Branco, Acre, 20 de janeiro de 2021

Vice-governadora visita turmas do Quero Ler em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

“Nunca tive oportunidade de estudar, meu pai faleceu e tive que ajudar minha mãe a criar meus irmãos”. Assim Glória da Silva iniciou a narrativa de sua história, quando a vice-governadora Nazareth Araújo visitou duas turmas do Programa Quero Ler na Escola Mustafa Almeida Tobu, em Cruzeiro do Sul, na quinta-feira, 22, à noitinha.

Depois de ajudar a mãe, Glória se casou e teve oito filhos. Então começou a cuidar dos netos. Há cerca de três anos foi a um supermercado com a netinha e comprou para ela um achocolatado em caixinha; mas, analfabeta, não conferiu a data de validade e o produto estava vencido.

Resultado, a neta ficou intoxicada e teve que ser levada às pressas ao hospital. Nessa época, ela já sentiu que precisava aprender a ler, mas só agora se matriculou, com do incentivo de sua professora no Programa Quero Ler. E está convicta de que vai vencer o desafio.

Essa e outras histórias de superação cativaram a vice-governadora. “Estou muito feliz de estar aqui com estas pessoas que estão fazendo acontecer o programa. Algumas já têm certa idade e muitas vêm para a escola depois de uma jornada de trabalho. A gente tem o que aprender com estas pessoas”, disse.

O Programa Quero Ler pretende zerar o analfabetismo no estado até 2018. Para Nazareth, quando as pessoas aprendem a ler ganham a possibilidade de sonhar mais, além de superar o analfabetismo, avançar nos estudos e ainda poder relatar a própria história.

O coordenador de Educação no Juruá, Charles André Rosas, informa que em Cruzeiro do Sul são 48 turmas com cerca de 600 alunos. Para 2017, a meta é triplicar o número de turmas e de alunos.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.