24.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Vice-governadora visita turmas do Quero Ler em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

“Nunca tive oportunidade de estudar, meu pai faleceu e tive que ajudar minha mãe a criar meus irmãos”. Assim Glória da Silva iniciou a narrativa de sua história, quando a vice-governadora Nazareth Araújo visitou duas turmas do Programa Quero Ler na Escola Mustafa Almeida Tobu, em Cruzeiro do Sul, na quinta-feira, 22, à noitinha.

Depois de ajudar a mãe, Glória se casou e teve oito filhos. Então começou a cuidar dos netos. Há cerca de três anos foi a um supermercado com a netinha e comprou para ela um achocolatado em caixinha; mas, analfabeta, não conferiu a data de validade e o produto estava vencido.

Resultado, a neta ficou intoxicada e teve que ser levada às pressas ao hospital. Nessa época, ela já sentiu que precisava aprender a ler, mas só agora se matriculou, com do incentivo de sua professora no Programa Quero Ler. E está convicta de que vai vencer o desafio.

Essa e outras histórias de superação cativaram a vice-governadora. “Estou muito feliz de estar aqui com estas pessoas que estão fazendo acontecer o programa. Algumas já têm certa idade e muitas vêm para a escola depois de uma jornada de trabalho. A gente tem o que aprender com estas pessoas”, disse.

O Programa Quero Ler pretende zerar o analfabetismo no estado até 2018. Para Nazareth, quando as pessoas aprendem a ler ganham a possibilidade de sonhar mais, além de superar o analfabetismo, avançar nos estudos e ainda poder relatar a própria história.

O coordenador de Educação no Juruá, Charles André Rosas, informa que em Cruzeiro do Sul são 48 turmas com cerca de 600 alunos. Para 2017, a meta é triplicar o número de turmas e de alunos.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar