Rio Branco, Acre, 29 de novembro de 2020

Casos de Aids passam de 24 para 32 em Cruzeiro do Sul, aponta saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os casos de Aids na segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, tiveram um aumento de 33% em um ano, passando de 24 para 32. Os dados foram repassados pela coordenação estadual de Hepatites Virais e AIDS. Os casos de soros positivos são, no total, 10. No ano passado, o setor havia divulgado 16 casos, mas afirma que houve erro na contabilidade.

O coordenador estadual de Hepatites Virais e AIDS, Nelson Guedes, explica que os números estão dentro do esperado para uma cidade com mais de 82 mil habitantes. A maior incidência da doença é na população masculina.

“Se formos analisar com a população, está dentro da média, não só Cruzeiro do Sul, como para a região do Juruá. Pedimos que as pessoas façam exames de seis em seis meses e se previnam. É importante também que não compartilhem certos produtos pessoais”, ressalta.

Guedes disse ainda que, apesar dos avanços na medicina, todo cuidado é pouco quando se trata de Aids. “Você não transmite só Aids, mas também Hepatite. A expectativa de vida aumentou muito de cinco anos porque temos pessoas que vivem há 30 anos com a doença, mas ninguém quer se contaminar”, explica.

A doença
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, é causada pelo vírus do HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves.

Como o HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas: sexo sem camisinha, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou a amamentação, uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados entre outros.

Testes rápidos
Os testes rápidos são feitos com amostra de sangue total obtida pelo amostra de sangue ou saliva. Os exames são de fácil execução e não precisam de uma estrutura laboratorial, saindo resultado em 30 minutos.

 

Com informações do G1.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.