Rio Branco, Acre, 24 de novembro de 2020

Obama decreta estado de emergência em quatro estados por furacão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama decretou, nesta quinta-feira (6), estado de emergência na Flórida, Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte por conta da iminente chegada do furacão Matthew, que já deixou mais de 100 mortos no Haiti e na República Dominicana.

Segundo informações da Casa Branca, a medida do presidente autoriza à Agência de Gerenciamento de Emergências (FEMA) do ao Departamento de Segurança “coordenar os esforços de socorro com o propósito de aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência” e “prestar a assistência adequada para as medidas de emergência adequadas (..) para salvar vidas e proteger propriedades e saúde pública e segurança”.

De acordo com a nota apresentada, a FEMA está autorizada a enviar equipamentos e recursos necessários para aliviar os impactos da emergência. O governo federal contribuirá com 75% dos recursos necessários para a assitência.

O fenômeno Matthew atingiu o Haiti e Cuba como um furacão de categoria 4, em uma escala de 5, pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Depois, foi rebaixado à categoria 3. Mas ao passar pelo noroeste das Bahamas no trajeto em direção à costa atlântica da Flórida, voltou a subir para a 4.

Cerca de 12 milhões de pessoas estão em áreas de risco e, portanto, sujeitos a avisos e alertas de evacuação.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.