Rio Branco, Acre, 23 de novembro de 2020

Bispo conclama católicos a protestarem contra PEC 241

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Dom Roberto Ferrería Paz, bispo de Campos (RJ) e responsável pela Pastoral da Saúde, escreveu artigo em que chama a PEC 241, que limita os gastos públicos por 20 anos, de “devastadora e brutal”.

O texto foi publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está estruturado em perguntas e respostas.

Dessa forma, a Igreja Católica junta-se ao coro contra a proposta de emenda constitucional, aprovada ontem, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foram 366 votos a favor, 111 contra e duas abstenções.

O bispo afirma que a aprovação da PEC terá “desdobramentos perversos”. “Esta visão econômica, que volta aos anos 90 da hegemonia neoliberal e do Acordo de Washington, deixa claro que a dívida está muito acima da vida do povo e que a economia para ser sanada exige o sacrifício da população, especialmente aqueles que não estão incluídos no mercado”, afirma o bispo.

Ele também alerta para as perdas na saúde. “Serão perdidos não somente os direitos sociais inscritos na Constituição Federal, mas a qualidade de vida da população brasileira sofrerá um forte rebaixamento, voltando a expectativas de longevidade bem inferiores às atuais. No caso particular da saúde poderão provocar a ampliação de doenças e, até mesmo, mortes diante da redução de recursos para o financiamento do SUS nos próximos 20 anos”, considera.

Dom Roberto Ferrería Paz finaliza o artigo conclamando os católicos a se manifestarem contra a proposta. “Devemos manifestar nosso repudio e indignação, pensando como sempre nos mais pobres que serão as vítimas principais desta política antipopular contra a vida. Conclamar a uma mobilização geral em defesa da Constituição, do Estado Social de Direito, da Seguridade Social e do SUS”.

 

Com informações de Notícias ao Minuto.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.