Rio Branco, Acre, 23 de novembro de 2020

Putin e Erdogan assinam acordo para gasoduto e selam paz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Quase um ano depois do abatimento de um caça russo pelas forças turcas na fronteira com a Síria, os presidentes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan sacramentaram a paz entre eles nesta segunda-feira (10) com a assinatura do acordo para a construção do gasoduto Turkish Stream.

A obra servirá para transportar gás russo por meio do mar Negro até a Turquia, perto da divisa com a Grécia. O contrato foi firmado durante uma cerimônia em Istambul, deixando definitivamente para trás os desentendimentos entre Putin e Erdogan.

O pacto também marcou a primeira visita do presidente da Rússia à Turquia, o mesmo que em novembro passado assinara um decreto impondo duras sanções econômicas a Ancara. A medida foi uma retaliação ao abatimento do caça, que matou um militar russo.

Com o Turkish Stream, a Turquia conseguirá importar gás a preços mais baratos, em um projeto diretamente ligado à construção da central nuclear de Akkuyu, que deve ser concluída em 2022 e está sendo construída por uma estatal de Moscou.

Ao longo dos próximos meses, o fluxo de mercadorias e viajantes entre os dois países deve voltar aos níveis anteriores à derrubada do caça, enquanto Putin tentará levar Erdogan para seu lado nas intrincadas discussões com os Estados Unidos sobre a guerra civil na Síria.

 

(ANSA)

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.