Rio Branco, Acre, 24 de novembro de 2020

Ecoturismo cresce no Acre e atividade de observação de aves se consolida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O ecoturismo, voltado à observação de aves, tornou o Acre uma das referências nacionais para se praticar a atividade, que internacionalmente é conhecida como birdwatching.

Durante a observação de aves, os praticantes empenham-se em contemplar o maior número de espécies silvestres livres na natureza, realizando, principalmente, registros fotográficos das aves observadas.

Com vasta diversidade de espécies, entre elas raras e de belezas exuberantes, o Acre se constitui um dos centros de endemismo – quando uma espécie é exclusiva de determinada região geográfica.

Diante disso, o fluxo dos praticantes observadores de aves vem aumentando gradativamente no estado, o que resultou na realização do primeiro Avista Acre, em agosto deste, é o que explica o biólogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ricardo Plácido.

“Esse evento também projetou o estado em nível nacional e despertou ainda mais o interesse das pessoas em visitar o Acre para a observação de aves”, frisou Ricardo, que também é adepto da prática.

Desenvolvimento sustentável

Para facilitar e consolidar a atividade, o governo, por meio da Sema, está desenvolvendo um estudo para criação de um roteiro turístico científico em Unidades de Conservação, que o Estado gerencia.

Essa estratégia compõe a gama de ações propostas, por meio de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, que o Acre vem implementando como modelo na Amazônia.

“A observação de aves configura-se como uma atividade indutora de aquecimento da economia local, por meio do turismo e conservação da natureza. Pois, se depende de ambientes preservados para realização da atividade”, ressaltou Ricardo Plácido.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.