Rio Branco, Acre, 27 de novembro de 2020

Briga de facções gera onda de execuções no Acre, diz Segurança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Nas últimas 48 horas, Rio Branco registrou cinco mortes com características de execução. A onda de homicídios, segundo o secretário de Segurança do Acre, Emylson Farias, tem ligação com brigas de facções criminosas por território. Desde as mortes registradas nos presídios em Rondônia e Roraima, a Segurança fez reforço dentro do complexo penitenciário Francisco d’Oliveira Conde.

A crise na Segurança no Acre tem refletido no aumento de execuções. A maioria dos crimes seguem as mesmas características. Farias destacou que a briga entre facções está ocorrendo em todos os estados. Segundo ele, o Ministério da Justiça, através do serviço de Inteligência, tem orientado os estado diante do ataque das facções.

“Nós temos uma situação que está instalada de rivalidade e disputa por território de grupos rivais que está fazendo com que a gente tenha esses homicídios. A maioria dos homicídios, que ocorreram nos últimos dias fruto de execução, foram de disputa por território e comando de grupos rivais se impondo sobre o grupo adversário e isso é uma preocupação”, destaca.

Além disso, o secretário de Segurança diz ainda que está sendo executado um plano há mais ou menos um ano. Dentro do presídio em Rio Branco alguns presos foram isolados e foi posta segurança armada na frente dos pavilhões. A segurança armada também foi reforçada na muralha do complexo.

Os ataques liderados pelas facções criminosas, segundo Emylson, têm ocorrido em todos os estados brasileiros. Porém, ele destaca que as proporções no estado acreano é muito menor.
“Aqui é em menor escala e menor proporção. Ainda que tenhamos execuções, temos um olhar maior”, destaca.

O secretário diz ainda que as ações de combate ao crime organizado devem continuar nos próximos dias.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.