
Aldeia Nova Esperança – Rio Gregório
Tem início nesta terça-feira, 25, a décima quinta edição do Festival Yawanawá.
Nos próximos cinco dias, o terreiro da Aldeia Nova Esperança será palco de um espetáculo de cor, som e movimento das muitas atividades do festival.
A celebração faz parte do calendário cultural do estado do Acre e atrai pessoas do mundo inteiro para participarem das festividades.
As atividades incluem as chamadas ‘brincadeiras culturais’ – normalmente uma disputa divertida entre homens e mulheres da aldeia.
Além das brincadeiras culturais, também haverá o mariri – a tradicional dança de roda, em que os visitantes são convidados a participar.
Em pelo menos uma das noites deverá ocorrer a cerimônia de uni – a ayahuasca, com cantos e danças tradicionais e também com a nova geração de músicos yawanawá.
Tão importante quanto as atividades, é também a possibilidade de convivência com os indígenas: um verdadeiro intercâmbio cultural no meio da Floresta Amazônica.
Calendário Cultural e Turístico
O festival teve início como uma forma de celebração entre os próprios yawanawá – uma maneira de reviver os antigos costumes. Após um século de contato, muitos costumes viviam apenas na memória dos mais velhos. Com o festival, a cultura yawanawá transborda novamente, na forma dos kenês (pinturas corporais), dos saetês (músicas de terreiro) e as brincadeiras.
Desde então, o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Turismo, vem formando parcerias para que o festival se firme como uma das atividades mais importantes do calendário turístico e cultural do estado.
Neste ano, o SEBRAE também visita a aldeia Nova Esperança, com o objetivo de produzir um relatório de etno –turismo para nortear as futuras ações em parceria com os yawanawá.
O jornal On Line Juruá Em Tempo irá cobrir o evento desse ano e, se o Wi-Fi assim permitir, publicar as reportagens daqui mesmo, da escola Iva Sttiho da Aldeia Nova Esperança, rio Gregório, Tarauacá, Acre, Amazônia, Brasil.