O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) apresentou nesta segunda-feira 24 requerimento de criação de Comissão Temporária Externa para fazer o acompanhamento dos movimentos de ocupação estudantil em mais de mil escolas públicas e 50 universidades e Institutos Federais no País.
Para o deputado, o objetivo é elaborar diligências externas e requerer informações sobre o movimento que luta contra a reforma do ensino público e a PEC 241. Há algumas semanas, mais de mil instituições de ensino público foram ocupadas por movimentos estudantis que protestam por melhores condições no ensino público.
Somente no Paraná, onde começou o movimento, 850 escolas, 14 universidades e três núcleos de ensino estão ocupados, mais de 90% das ocupações de todo o Brasil. O Estado vive também a maior greve da educação pública da história.
O deputado alega ainda que o governo de Michel Temer não tem dado o necessário respaldo para ouvir as reivindicações dos estudantes, o que tem provocado o agravamento das relações entre as autoridades públicas e os movimentos, colocando em grave risco a integridade de milhares de jovens brasileiros. Na tarde desta segunda-feira 24, um jovem foi encontrado morto dentro de um colégio estadual ocupado em Curitiba.
Com informações de Brasil 247.

