30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Ecoturismo cresce no Acre e atividade de observação de aves se consolida

Por

- Publicidade -

O ecoturismo, voltado à observação de aves, tornou o Acre uma das referências nacionais para se praticar a atividade, que internacionalmente é conhecida como birdwatching.

Durante a observação de aves, os praticantes empenham-se em contemplar o maior número de espécies silvestres livres na natureza, realizando, principalmente, registros fotográficos das aves observadas.

Com vasta diversidade de espécies, entre elas raras e de belezas exuberantes, o Acre se constitui um dos centros de endemismo – quando uma espécie é exclusiva de determinada região geográfica.

Diante disso, o fluxo dos praticantes observadores de aves vem aumentando gradativamente no estado, o que resultou na realização do primeiro Avista Acre, em agosto deste, é o que explica o biólogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ricardo Plácido.

“Esse evento também projetou o estado em nível nacional e despertou ainda mais o interesse das pessoas em visitar o Acre para a observação de aves”, frisou Ricardo, que também é adepto da prática.

Desenvolvimento sustentável

Para facilitar e consolidar a atividade, o governo, por meio da Sema, está desenvolvendo um estudo para criação de um roteiro turístico científico em Unidades de Conservação, que o Estado gerencia.

Essa estratégia compõe a gama de ações propostas, por meio de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, que o Acre vem implementando como modelo na Amazônia.

“A observação de aves configura-se como uma atividade indutora de aquecimento da economia local, por meio do turismo e conservação da natureza. Pois, se depende de ambientes preservados para realização da atividade”, ressaltou Ricardo Plácido.

- Publicidade -
Copiar