24.1 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Putin e Erdogan assinam acordo para gasoduto e selam paz

Por

- Publicidade -

Quase um ano depois do abatimento de um caça russo pelas forças turcas na fronteira com a Síria, os presidentes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan sacramentaram a paz entre eles nesta segunda-feira (10) com a assinatura do acordo para a construção do gasoduto Turkish Stream.

A obra servirá para transportar gás russo por meio do mar Negro até a Turquia, perto da divisa com a Grécia. O contrato foi firmado durante uma cerimônia em Istambul, deixando definitivamente para trás os desentendimentos entre Putin e Erdogan.

O pacto também marcou a primeira visita do presidente da Rússia à Turquia, o mesmo que em novembro passado assinara um decreto impondo duras sanções econômicas a Ancara. A medida foi uma retaliação ao abatimento do caça, que matou um militar russo.

Com o Turkish Stream, a Turquia conseguirá importar gás a preços mais baratos, em um projeto diretamente ligado à construção da central nuclear de Akkuyu, que deve ser concluída em 2022 e está sendo construída por uma estatal de Moscou.

Ao longo dos próximos meses, o fluxo de mercadorias e viajantes entre os dois países deve voltar aos níveis anteriores à derrubada do caça, enquanto Putin tentará levar Erdogan para seu lado nas intrincadas discussões com os Estados Unidos sobre a guerra civil na Síria.

 

(ANSA)

- Publicidade -
Copiar