Os teólogos tentaram descrever Deus de muitas maneiras. Ele é a substância de todas as virtudes humanas. Ele é o dono da sabedoria e de todo o conhecimento. Ele pode fazer qualquer coisa e todas as coisas que nós não podemos; em outras palavras, ele é tudo de bom que nós (seres humanos) gostaríamos de ser. Exatamente por isso, nós dizemos que ele é ONIPOTENTE (todo poderoso), ONISCIENTE (dono de todo conhecimento) e ONIPRESENTE (presente em todo lugar).
Por outro lado, nós podemos descrever Deus ao fazer um contraste dele com nossas limitações humanas. Por exemplo, nós somos mortais, mais Deus é imortal. Nós somos falíveis, mais Deus é infalível. Deus é um espírito eterno e sempre vivente. Ele não tem começo e nem fim. Ele é uma pessoa que é totalmente ciente de si:
“Eu sou”; totalmente moral;
“Eu tenho a obrigação de”; totalmente afirmativo;
“Eu farei”; ele é a essência do amor;
“Ele é amor”; ele é!
Além de tudo isso, Deus também é um juiz justo! Totalmente fiel e justo para com seu povo.
Deus é o pai de toda criação, o criador de tudo. Ele é todo poderoso e é ele que sustenta o Universo. Ele existe fora do Universo (os teólogos chama isso de transcendência), ainda está presente através do Universo (teólogos dizem que ele é imanente), além disso, ele faz suas próprias leis. Ele existe na natureza mas ele não é a natureza, nem está preso as leis dela, como os panteístas afirmam.
Ele é a fonte de toda a vida e de tudo que há nela. A melhor descrição de Deus é o nome que ele deu de si mesmo aos israelitas primitivos, “Yahmen” (geralmente traduzido como Jeová ou Senhor). Os estudiosos acreditam que esse seja o tempo verbal hiphil do verbo hebraico “Ser, estar”, e literalmente significa: “Aquele que faz todas as coisas serem”.
Conclusão:
Espero que você (leitor) tenha entendido a ‘base’ a respeito de Deus. Separe tempo para conhecer a esse amor que cuida, que corre atrás de nós, que morreu para nos salvar. Ao separar um tempo diário para contemplar a glória de Jesus você descobrirá que não existe nada mais encantador no universo.
Faça-nos uma visita, venha conhecer e sentir ainda mais sobre Deus e seu grandioso amor! A sede da Igreja Pentecostal Muralha de Fogo está localizada no bairro Conjunto Buriti, em Cruzeiro do Sul.
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
(João 1:14)
Significados:
Falíveis: Flexão de falível. Que podem falir, falhar ou fechar.
Transcendência: superioridade de inteligência; perspicácia, sagacidade.
Imanente: que está inseparavelmente contido na natureza de um ser ou de um objeto; inerente.
Panteístas: O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador.

