Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Energisa ainda não interrompe o fornecimento de energia elétrica em Cruzeiro do Sul
  • Acre vai receber nova vacina contra dengue e ampliar público-alvo; veja quem pode tomar
  • Mulher atropelada e dada como morta ‘volta a viver’ após reanimação
  • Bebê é encontrada em área de descarte de lixo; polícia investiga
  • Filho de David e Victoria Beckham detona família: “Vivem de fachada”
  • Criminosos invadem cemitério, atiram e colocam fogo em caixão; veja vídeo
  • Acre registra a maior taxa de feminicídios dos últimos seis anos, diz observatório do MP
  • Gladson Camelí reage à pré-candidatura de Bocalom e diz que Mailza foi uma de suas maiores apoiadoras
  • De Cruzeiro do Sul, estudante do Ifac tira 980 na redação e supera os 926 pontos em matemática no Enem
  • Acre recebe mais de R$ 1 milhão para atender municípios atingidos por cheias
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, janeiro 20
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Em Cruzeiro do Sul, moradores reclamam de esgoto a céu aberto em conjunto

Por Redação Juruá em Tempo.14 de novembro de 20163 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Esgoto a céu aberto e falta de iluminação são algumas reclamações dos moradores do Conjunto Habitacional Cumaru, que fica no bairro Tiro Ao Alvo, em Cruzeiro do Sul. Construído há 7 anos, o local apresenta problemas de infraestrutura, que vem dificultando o dia a dia na comunidade. Segundo os moradores, alguns alunos já chegaram a cair nos inúmeros buracos na comunidade.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da assessoria, alega que as obras ainda não foram repassadas para o município e, por isso, são de responsabilidade do Estado. Já o Estado rebate e diz que a Prefeitura nunca se disponibilizou a receber o conjunto e que vai analisar os problemas da comunidade.

“O cheiro de esgoto prejudica muito a casa e a família. Até mesmo tem crianças aqui que já foram para o hospital por causa desse esgoto. Essa situação não dá. Está tudo entupido, ruas esburacados e não tem nem acesso”, reclama o morador Robson Santos.

A associação dos moradores diz que o conjunto possui 150 casas. Em sete anos, segundo os moradores, nunca foi feito um trabalho de recuperação no local. Com isso, eles acreditam que 90% das ruas estão danificadas.

Na entrada do conjunto, o asfalto já desapareceu. No local, onde deveria passar os carros, é possível ver apenas o esgoto que escorre a céu aberto e para dentro da casa de Maria Elzanir. Ela diz que os filhos já chegaram a adoecer devido ao contato com o esgoto.

“O mau cheiro é insuportável. Os vizinhos não vêm mais nem na minha varando porque não aguentam o cheiro de esgoto. Meus filhos adoecem de diarreia e o esgoto prejudica até os alunos porque às vezes eles caem no buraco”, conta.

Até mesmo o caminhão de lixo tem dificuldade para entrar na comunidade. Com as ruas esburacadas, ele passa por cima da calçada. O mato também invadiu o espaço onde seria uma pracinha. Clemilta da Silva conta que a van não consegue entrar no conjunto.

“Quem precisa pegar a van tem que vir para o meio da rua. Porque carro não entra. Os moradores conseguem ajeitar mais ou menos, mas quando chove, entope tudo de novo”, reclama.

Sem iluminação
Outra reclamação é a falta de iluminação pública. O líder da comunidade, Isaias Rodrigues,  conta que, em todo o conjunto, apenas cinco lâmpadas estão funcionando.”Iluminação pública não tem. Um dia desses, mataram um rapaz aí e ninguém sabe nem quem foi. Tudo no escuro, tudo apagado por aqui. O máximo que tem são cinco lâmpadas acesas”, reivindica.

A assessoria da Prefeitura diz que os conjuntos habitacionais, em Cruzeiro do Sul, ainda não foram repassados ao município, portanto, são de responsabilidade do Estado. Em nota, o governo alegou que a obra foi entregue em perfeitas condições, mas que a Prefeitura se nega a fazer qualquer obra de manutenção no residencial.

“No que se refere à infraestrutura do Conjunto Cumaru, o governo do estado tem a informar que este é um loteamento que foi entregue aos moradores em perfeitas condições de habitabilidade. Infelizmente, a Prefeitura do município de Cruzeiro do Sul nunca se dispôs a receber o empreendimento e muito menos a realizar melhorias no bairro, seja no que diz respeito a pavimentação, saneamento ou mesmo a disponibilização de equipamentos públicos”, alega.

Mesmo assim, o governo informou que está analisando a situação do conjunto e deve fazer um levantamento dos problemas apontados pelos moradores.

 

Com informações do G1.

Por:
Secret sales
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.