A Polícia Federal (PF) está realizando, neste momento a Operação Homem de Palha em Assis Brasil, distante 111 quilômetros de Brasileia. O prefeito da cidade, Humberto Filho, o Dr. Humberto, foi levado para a Delegacia Regional da PF em Acrelândia onde deve prestar esclarecimentos. A notícia que se tem a respeito é que ele pode ser alvo de mandado de afastamento do cargo, expedido por decisão judicial. Sabe-se, ainda, que estão sendo cumpridos 37 mandos de busca e apreensão e dez de condução coercitiva em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, São Paulo, Brasília e Porto Velho.
A PF divulgou que os delegados responsáveis devem conceder uma entrevista coletiva logo mais às 10 horas, oportunidade em que serão informados todos os dados a respeito dessa operação.
Além destas, não há até o momento informações maiores a respeito do objeto desta operação. Acredita-se, porém, que trata-se da sequência de uma grande investigação que vem sendo realizado na região desde julho deste ano, quando da realização da Operação Metástase, em Brasileia, que resultou no afastamento do prefeito Everaldo Gomes e na prisão do ex-prefeito Aldemir Lopes e, ainda, da Operação Panacéia, realizada há duas semana. Nesta última, a PF fez a apreensão de quatro fazendas e 17 veículos que seriam de propriedade de Everaldo e Aldemir.
Por Tião Vitor.

