O Juruá Em Tempo

‘Viver Ciência’ acontece pela primeira vez em Cruzeiro do Sul

ifac-3
‘Viver Ciência” acontece 29 e 30 no IFAC

O que uma roda d’água, um carregador de bateria e uma composteira de esterco têm em comum? Todas elas trazem de alguma maneira, uma oportunidade de conhecer mais sobre as coisas que nos cercam e que muitas vezes não fazemos a mínima ideia de como funcionam.

Este é um dos principais objetivos do Evento ‘Viver Ciência’ organizado pela SEE que acontece hoje e amanhã no Campus do IFAC de Cruzeiro do Sul.

O evento teve início nesta terça-feira, 29, pela manhã. É a primeira edição do Evento ‘Viver Ciência’ no Juruá. O objetivo é valorizar as ações de pesquisas e inovações do ensino e apresentá-las ao público.

É a primeira vez que o ‘Viver Ciência’ acontece no Juruá e contará com a participação de escolas públicas e particulares de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Composteira dos alunos do Valério Caldas transforma esterco em energia

“Aqui é a socialização do conhecimento que é produzido nas escolas, com o objetivo de trazer efetivamente a escola para o século XXI”, explica o secretário de educação Marcus Brandão.

Os alunos da Escola Estadual Valério Caldas de Magalhães, por exemplo, trouxeram três projetos de pesquisa. O primeiro deles envolve um processo de retirada das impurezas da água por meio de floculação, um segundo, um carregador de baterias, e o terceiro, uma composteira de esterco que produz gás metano. A iniciativa do projeto é usar a ciência para diminuir os impactos humanos no meio ambiente, inclusive com produção de energia.

Anne Kelly (segunda, da esquerda para a direita) com seus colegas da Escola Emídio Braga. Entendimento de que a ciência pode ajudar a melhorar a vida cotidiana

Anny Kelly Muniz, 15, aluna da escola municipal Emídio Braga, na Boca da Alemanha, gostou da iniciativa.

“Muito bacana, chamaram várias escolas e tem muitas coisas interessantes para mostrar, coisas que a gente não vê no nosso  dia-a-dia e que poderiam melhorar a nossa vida’.

Além desta ciência mais evidente, há também projetos que abordam pesquisas realizadas sobre questões como racismo, uso de drogas e sexualidade na escola.

Hoje, por volta das 14 horas será realizado uma espécie de programa ao vivo ao estilo ‘Altas Horas’ onde temas delicados, porém necessários, serão abordados.

A programação pode ser acompanhada pelo facebook através do link abaixo:

https://www.facebook.com/viverciencia2016/

Sair da versão mobile