Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • VÍDEO: Balsa tomba e derrama óleo diesel no Rio Tarauacá, em Jordão
  • “Não tem buraco”: vídeo viral ironiza condições da BR-364 no Acre
  • Ônibus tomba na rota La Paz–Cobija, deixa ferido e expõe estado crítico de rodovia
  • Chuva derruba árvore sobre casa e causa falta de energia no interior do Acre
  • Cãominhada solidária em Cruzeiro do Sul arrecada ração para animais
  • Chuvas intensas causam alagamentos e prejuízos em Mâncio Lima
  • Elevação do Rio Juruá continua em Cruzeiro do Sul
  • Paciente do Acre é transferido em UTI aérea para hospital referência em cardiologia no Recife
  • Cheia no Juruá: governo envia 200 cestas básicas para famílias atingidas em Cruzeiro do Sul
  • Acre concentra 60% dos jogos sob suspeita de manipulação no Brasil em 2026; presidente da federação se manifesta
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, abril 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Acre está entre os três melhores estados do Norte e Nordeste em avaliação de estudantes

Por Redação Juruá em Tempo.7 de dezembro de 20162 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Acre foi um dos estados brasileiros que registrou avanços no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) entre 2012 e 2015.

Os dados do programa foram liberados nesta terça-feira, 6, e colocam o Acre como o segundo estado mais bem avaliado na Região Norte e na comparação Norte e Nordeste, em terceiro. Ficando atrás apenas do Amazonas e do Ceará, respectivamente.

O Pisa é uma avaliação trienal feita pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2000. Em 2015, participaram 70 países.

As provas, aplicadas em dois dias, focam nos conhecimentos de alunos entre 15 e 16 anos que estejam no mínimo cursando o 7º ano, avaliando matemática, leitura e ciências. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que aplica as provas.

A melhor nota do Acre foi em leitura. Se em 2009 o estado alcançou 383,2 pontos e em 2012 registrou 383, em 2015 os alunos acreanos alcançaram 407 pontos. Em ciências, o estado registrou 379 em 2009, 379,8 em 2012 e 399 em 2015. Já em matemática foram 350 pontos em 2009, 358,7 em 2012 e 377 em 2015.

No âmbito internacional, o Brasil registrou um decréscimo no ranking do Pisa, caindo da posição 59 para a 63. No Pisa 2015, participaram 23.141 estudantes de 841 escolas (públicas e particulares).

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, reconhece que muitos avanços ainda precisam ser feitos, mas comemora que o Acre tenha conquistado um resultado tão expressivo.

“Nos últimos anos o Acre vem melhorando seu desempenho em avaliações educacionais. Isso mostra que estamos no caminho certo entre os investimentos que temos realizado. Ainda temos, sim, muito que melhorar e investir, mas essa é uma questão de âmbito nacional”, disse Brandão.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.