
A promessa do Ministro dos Transportes de Michel Temer de que ‘no dia seguinte’ teriam inicio as obras emergenciais na BR 364 não foi cumprida. Não há uma máquina sequer e muito menos obras ocorrendo no momento na BR 364.
“Agora será diferente, os trabalhos iniciam amanhã e serão concluídos com a ajuda da bancada federal e do presidente Michel Temer”, garantiu o ministro Maurício Quintella durante a solenidade em que estiveram presente o senador Gladson Cameli (PP) e toda a cúpula peemedebista do Acre (exceto os de Alto Acre, a maioria presos pelas Operações Panacéia, Metástase e Homem de Palha, da PF).
Com o aumento das chuvas, a trafegabilidade da rodovia esta a cada dia pior. Os trechos mais críticos encontram-se entre os municípios de Tarauacá e a ponte do Jurupari, além de um trecho particularmente delicado entre a rotatória de Manoel Urbano e a ponte do Purus.
Ao menos dois caminhões transportando frios, verduras e legumes para Cruzeiro do Sul já tombaram no trecho em questão.
Há preocupação entre os médios empresários de um abastecimento aquém da demanda de fim de ano. Já se cogita a realização e um voo Pucallpa- Cruzeiro do Sul para evitar o desabastecimento.
Apenas 10 milhões
Dos 200 milhões de reais anunciados na solenidade do dia 17/11, apenas 10 milhões estão assegurados por hora. Informações extra-oficiais dizem se tratar de recursos que estavam alocados para o anel viário e a ponte de Brasiléia.
Segundo o diretor do DNIT no Acre, Thiago Caetano, existem 10 milhões de reais assegurados para as obras de inverno. Thiago afirma que determinou a visita nesta quarta-feira de uma engenheira do DNIT que irá identificar os pontos mais críticos para o serviço emergencial.
A expectativa é de que as máquinas das duas empresas licitadas estejam no trecho na próxima semana. Nesse momento trata-se basicamente de colocar pedra nos buracos mais profundos e cobri-los com areia.
As obras de restauração, caso sejam assegurados os recursos pelo governo federal, deverão ter início somente no verão do próximo ano, quando estão previstas obras para aumentar a capacidade estrutural da estrada. Nos 80 pontos de erosão identificados será incorporado pedra. Há inda a obra de reconstrução da rodovia, onde será colocada nova base e nova drenagem, além da estabilização dos taludes. Para tal, são necessários recursos que ainda não estão garantidos.
Aprender com os erros
“Em relação aos projetos, entendemos que não foram as melhores soluções escolhidas e por esta razão estamos adotando novas soluções. Problemas de execução estão sendo apurados e não é uma preocupação do DNIT. E houve também problemas de uso, ou seja, excesso de carga praticada por carretas que comprometeram a obra”.
O DNIT deverá adotar uma fiscalização mais intensa. Ao invés de um único engenheiro para a estrada toda, deverão ser formadas comissões com três engenheiros para cada lote e esta fiscalização será alternada.
“Estamos aprendendo com os erros para não cometê-los novamente. Nossa missão é fazer melhor”, conclui.
*Percorri a BR 364 em toda sua extensão Cruzeiro do Sul-Rio Branco entre os dias 3 e 4/12 e pude constatar a ausência de máquinas e obras.