Ícone do site O Juruá Em Tempo

Jorge Viana assume presidência do senado federal

O senador acreano Jorge Viana (PT) assume interinamente o senado federal após decisão do supremo de afastar Renan Calheiros.

A Rede Sustentabilidade entrou com pedido de afastamento de Renan nesta segunda-feira, alegando impedimento incontornável do peemedebista de se manter na liderança da Casa após ter virado réu no STF por crime de peculato. O pedido foi aceito nesta mesma segunda pelo ministro Marco Aurélio. A decisão precisa ser referendada pelo plenário da Corte, que ainda não marcou data para o julgamento.

Em sua ação, a Rede argumentou que Renan não pode mais permanecer na linha sucessória da Presidência da República. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, assume a presidência do Senado por enquanto.

Nas redes sociais houve comemoração pelo afastamento de Renan. Setores mais progressistas comemoraram também o anúncio de Jorge Viana na presidência, além de gerar a expectativa de que o mesmo poderia vir a arquivar a PEC 55.

Contudo, o mais provável é que Jorge Viana está disposto a convoque imediatamente uma nova eleição para a presidência do Senado.

A avaliação do petista é que, diante da instabilidade política por que passa o país, o Senado não pode prescindir de um presidente com total legitimidade.

Sair da versão mobile