O Juruá Em Tempo

Parque do Remanso: Cruzeiro do Sul ganha sua maior área verde e sua primeira Estação de Tratamento

O Parque Linear do Remanso passa a ser a maior e mais importante área verde de Cruzeiro do Sul, além de trazer a primeira estação de tratamento de esgoto da região.

A área homenageou o sr. Antônio de Paula, líder no movimento de seringueiros, ambientalista e pioneiro na luta pela preservação das águas no Juruá.

A obra foi inaugurada na tarde desta quarta -feira pelo Governador Tião Viana. Acompanhado de secretários e deputados da FPA, Tião Viana caminhou pelo parque, conversando com moradores.

“Isso aqui tornou-se uma área de lazer. Para nós que não tínhamos nada isso, é muito importante”, disse Claudete Lima Verde, 45.

“Antes dessa obra a situação era muito precária, não havia saneamento básico e quando chovia aquela água de esgoto lançada no córrego entrava na casa das pessoas”, conta Patrick Tavares.

Além das obras visíveis que transformaram o Remanso, e a cidade, o Parque Antônio de Paula trás também uma estação de tratamento de esgoto, a primeira de Cruzeiro do Sul. “O esgoto irá passar por três etapas de filtragem: uma física, outra química e finalmente biológica, para ser lançada no rio com mais de 90% de pureza.”, explica o secretário adjunto de obras, Leonardo Neder.

“Tem tudo a ver homenagear o sr.Antônio de Paula, aqui se reverteu uma área que tinha a pior condição ambiental, de saúde pública e de saneamento em uma das melhores áreas da cidade”.

“A gente recebe a homenagem com muita alegria, é uma homenagem justa pelo seu trabalho, porque é um parque ambiental. Tem muito a ver com o trabalho que ele fazia que era a defesa ambiental da região, dos bairros e dos córregos. Foi a dedicação da vida dele. É uma homenagem a uma pessoa que trabalho e que mereceu.”, disse Davi Nunes de Paula, filho do homenageado Antônio de Paula.

Os números da obra são superlativos. Treze milhões de reais foram investidos, vinte dois hectares, mais de mil famílias beneficiadas.

“Esta é a confirmação da confiança na oportunidade de um futuro feliz para Cruzeiro do Sul, onde a boa convivência, a prática do esporte e do lazer estejam presentes. É mais do que uma nova Mâncio Lima. É um parque ambiental para o Juruá.”, afirmou satisfeito, o governador Tião Viana.

Cerca de cem famílias tiveram de ser realocadas para a obra. Elas moravam em casas de palafita assentadas sobre água paradas com dejetos. Foram feitos 700 metros de coletor tronco, 2 mil e 500 metros de urbanização com ruas e rede de esgoto, água e pluvial, a canalização continua por baixo da Avenida Getúlio Vargas onde é tratada na ETE e lançada no rio Juruá.

“É um novo conceito. Um conceito de cidade aberta, onde as pessoas se encontram. Estamos vendo aqui as pessoas idosas, jovens e mulheres, crianças participando das mesas de jogos, andando de bike, praticando esportes. Isso é cidadania”, afirmou o deputado federal Léo de Brito (PT).

Sair da versão mobile