Ícone do site O Juruá Em Tempo

Sidney denuncia caos na Saúde do município de Guajará

O deputado estadual do Pros, Sidney Leite, denunciou na manhã de hoje (15), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o descaso que vem acontecendo na saúde pública do município de Guajará (a 1.547 quilômetros da capital). De acordo com o parlamentar, há uma série de problemas como falta de alimentação aos pacientes, salário de servidores atrasado, falta de manutenção de equipamentos e desvio de patrimônio público. Sidney garantiu que a denúncia será encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).

A denúncia chegou ao deputado através de vários documentos protocolados na Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas (OGE), na qual um funcionário do único hospital da cidade relata casos graves na saúde pública local. “Em 2015 houve um mutirão de cirurgia no município, depois de um ano, ainda tem tecidos e parte de órgãos de dezenas de pacientes, retirados para biopsia, e que ainda não foram encaminhados para análise”, alertou.

Os documentos ainda dão conta de que o pagamento de vários funcionários do hospital João Barbosa é realizado irregularmente através de vale-compras em supermercados da cidade. Outra situação grave é que o fornecimento de alimentação para o hospital, que está suspensa por falta de pagamento. “O gestor do hospital está comprando bolacha e leite na esquina para alimentar os pacientes. Isso é brincar com a vida da população e nós parlamentares precisamos ser firmes para impedir que isso aconteça”, ponderou Leite, ao acrescentar que o caos na saúde não é exclusivo de Guajará.

“Também já recebi diversas reclamações dos municípios de Parintins, Maués, Novo Airão e Manacapuru, precisamos brecar essa avalanche de maus feitos à Saúde Pública do Amazonas. Vou encaminhar a denúncia de Guajará para o MPF, a CGU e para o TCU para que investigue se os recursos destinados à saúde estão sendo aplicados corretamente”, disse Sidney.

Hospital foi alvo do MPE em 2012

A Promotoria de Justiça do município de Guajará, no interior do Estado, instaurou no dia 12 de julho de 2012 um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades denunciadas ao Ministério Público sobre o Hospital João Barbosa, localizado na rua Presidente Vargas. Dentre as denúncias estão a existência de “funcionários-fantasmas” nos quadros do hospital, a ausência de médicos para plantão, especialmente nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2012, e a falta de alimentação para funcionários e pacientes.

 

Mario Dantas

Sair da versão mobile