Ícone do site O Juruá Em Tempo

Trapaceiros: Projeto que aumenta salários de vereadores já havia sido votado antes das eleições

Trapaça. Uma palavra forte, mas que descreve bem a atitude da câmara de vereadores de Cruzeiro do Sul, ao conceder, no apagar das luzes, aumento para prefeitos, secretários e é claro, aos próprios vereadores.

O tom de trapaça fica evidente quando sabemos que o mesmo projeto já havia sido votado em setembro, em pleno período eleitoral quando os mesmos vereadores decidiram manter os valores de seus salários.

Naquela ocasião, quando foi proposto o aumento dos salários, o vereador Valdemir Neto (PT) propôs a manutenção dos mesmos valores a fim de ‘dar um bom exemplo’ diante da crise econômica. No calor das eleições, o projeto de manutenção dos mesmos valores acabou vencendo no plenário.

O prefeito contudo, reenviou o projeto à câmara para a fixação dos valores, e desta vez, os vereadores acabaram votando pelo aumento de oito para dez mil reais. O novo prefeito passará a receber R$26.595,75.

Há questionamentos inclusive sobre a legalidade da alteração: uma mesma matéria alterou o seu conteúdo essencial. Mas ainda que possa se postular a sua legalidade, não resta dúvidas quanto a sua imoralidade. Em um momento em que o país passa por uma crise financeira, e em que a mesma prefeitura atrasa salários dos servidores em até cinco meses e não garante o pagamento do décimo terceiro, conceder aumento desta maneira apenas prova, mais uma vez, que a maior parte da classe política de Cruzeiro do sul realmente não se importa com a opinião pública e que o discurso de austeridade do governo Temer, é somente para o povo.

O aumento será alvo de uma manifestação na próxima terça-feira em frente à prefeitura.

Sair da versão mobile