23.5 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

‘Ainda temos muito a fazer’ diz Marcus Alexandre ao ser reempossado

Por

- Publicidade -

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT-AC), a vice-prefeita, Socorro Néri (PSB-AC), e os 17 vereadores eleitos nas eleições de 2016 foram empossados na tarde deste domingo (1). A cerimônia ocorreu no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contou com a presença de autoridades. Os parlamentares elegeram ainda o vereador Manuel Marcos (PRB-AC) como o novo presidente da Câmara legislativa da capital acreana.

“Temos que ter a humildade de reconhecer que ainda temos muito a fazer. O transporte coletivo é um desafio todos os dias, a saúde, a educação, com abertura de novas vagas. A população pode esperar muita dedicação da nossa parte”, disse Alexandre.

O prefeito reeleito anunciou ainda uma das próximas iniciativas de sua gestão. “Os desafios são enormes. Temos uma cidade em que quando o inverno chega, os problemas são enormes. Temos o inverno às portas. Amanhã [segunda- feira, 2] já iniciaremos a quinta ação de inverno e não temos tempo pra descansar”, salientou.

Cerimônia de posse
O evento começou por volta das 16h, inicialmente foram empossados os vereadores. Então, em sessão presidida pelo vereador mais votado, Roberto Duarte (PMDB-AC), foi eleita a nova mesa diretora do legislativo mirim. O prefeito e a vice foram os últimos a tomar posse. Alexandre disse ainda querer manter uma relação cordial com a Câmara.

“O que nos aproxima, Câmara e Prefeitura, é o interesse comum. Tenho certeza que os projetos de interesse coletivo terão acolhida na Câmara. O que espero dos vereadores é que na hora em que forem decidir sobre um projeto deixem de lado as questões político-partidárias e coloquem sempre em primeiro lugar a população”, enfatizou.

Após o ato, o prefeito seguiu para a Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco, onde foram organizadas uma festa e atividades culturais para celebrar a posse do prefeito.

Campanha
Marcus Alexandre (PT) fez campanha para a reeleição sem deixar o cargo de prefeito de Rio Branco. Na disputa, o petista teve o apoio do governador do Acre, Tião Viana (PT).
O prefeito eleito teve como uma das estratégias de campanha o uso das redes sociais. Alexandre liderou as três pesquisas de intenção de votos feitas pelo Ibope na capital. Um dos impasses durante a gestão foi a crítica por ter aumentado a passagem de ônibus de R$ 2,75 para R$ 3.

Propostas
Dentre as propostas, o petista teve como um dos principais focos o projeto “Cidade Sustentável”, onde prometeu ao menos 12 pontos ecopontos (locais para a coleta de entulhos). O objetivo do projeto, segundo o prefeito, é colocar lixeiras mais perto da população para facilitar a coleta de lixo e entulhos e, assim, fazer com que “o descarte de resíduos seja feito de forma responsável e correto”.

Outro ponto forte da campanha é implantar o prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde, além de construir novas Unidades Básicas de Saúde em bairros onde ainda não têm.  Alexandre prometeu ainda ampliar as vagas em creches e universalizar a pré-escola.

Biografia
Marcus Alexandre Médici Aguiar Viana tem 39 anos, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), chegou ao Acre em 1999, onde já assumiu diversos cargos do poder público. É casado com a Engenheira Civil Gicélia Viana da Silva Melo Aguiar, tem três filhos, Ian, Caio e Alexandre Gael.

Já atuou como Chefe do Departamento de Planos, Programas, Projetos e Captação de Recursos, da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação; Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável – (Seplands), de 2003 a 2006; Coordenador do Projeto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) BRA 99/005 – Desenvolvimento Humano Sustentável do Acre.

Esteve à frente também da coordenação da Unidade Executora do Contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID 1399/OC-BR – Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre; Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) de 2007 a 2012.

- Publicidade -
Copiar