Após curta temporada nos Estados Unidos, para onde foi à convite e com todas as despesas custeadas por organismos internacionais dedicados as questões climáticas, Tião Viana – do Acre, participou hoje do Fórum de Governadores da Amazônia que, além da temática que envolve meio ambiente, incluiu debate sobre segurança pública.
Em sua fala durante o evento, o governador acreano destacou os avanços obtidos em seu estado no que tange a redução do ritmo de desmatamento, além dos projetos de saneamento em execução nas cidades consideradas de difícil acesso.
Para Viana, que já vem repetindo isso há anos, o narcotráfico é o “ovo da serpente” da violência nos estado brasileiros. O trafico de drogas e armas, por sua analise, estaria na raiz do problema enfrentado no Brasil.
“Aqui no Fórum de Governadores da Amazônia anuncio que estamos finalizando mais uma cooperação com o banco alemão KfW de 20 milhões de euros por resultados práticos de nossas políticas ambientais que diminuíram o desmatamento e preservam o meio ambiente.
E ainda temos o desafio de regularizarmos o artigo 41 do Código Florestal Nacional, que decidirá as negociações de crédito de carbono com entidades internacionais e outros países. Nós governadores da Amazônia temos que estar unidos e fazer esse debate. Temos hoje um mundo globalizado e temos que trabalhar nisso.
No Acre, estamos investindo mais de 100 milhões de reais em comunidades isoladas com obras estruturantes e estamos à disposição de todos os governos da Amazônia para colaborar com nossas experiências mais exitosas.
Quanto a segurança pública, acredito que o “ovo da serpente” seja o narcotráfico. E nós carecemos de um sistema nacional de segurança pública. Essa é uma questão estrutural da sociedade brasileira. O combate ao narcotráfico tem que ser assumido pela União.
Aqui não estamos fazendo partidarismo, mas definindo qual caminho precisamos trilhar.”

