Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Tião Viana profere aula inicial da nova etapa do Quero Ler em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.28 de abril de 20173 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A cidade de Cruzeiro do Sul mergulhou no conhecimento durante toda esta quinta-feira, 27, ao iniciar tanto uma nova etapa do programa de alfabetização de adultos Quero Ler, quanto lançar o maior evento científico de educação básica da Amazônia, o Viver Ciência.

E o governador Tião Viana realizou, no Teatro dos Náuas, uma aula especial, para um grande público constituído por adultos que estão se alfabetizando agora e jovens estudantes da rede pública que ganham um mundo de saberes.

“A leitura é libertação. É ela que dá as asas da liberdade. Cada um tem suas razões e sonhos, e o sentido de um programa como o Quero Ler é que vocês tenham uma maior chance de realizá-los. Viver a ciência, viver o mundo, são algumas das melhores coisas que podemos fazer por nós mesmos”, disse o governador Tião Viana que também é médico e professor universitário.

Metas ousadas

O Quero Ler é o mais ousado programa de alfabetização de adultos do país. Criado por Tião Viana, ele pretende erradicar o analfabetismo no Acre até o fim de 2018, atendendo cerca de 60 mil pessoas.

Só em Cruzeiro do Sul, a meta é atingir quatro mil pessoas nessa nova etapa até setembro.

Já o Viver Ciência chega a sua segunda edição em Cruzeiro do Sul com o tema Ciência Unindo Saberes. Se no ano passado o evento atraiu um público de oito mil pessoas, a meta da Secretaria de Educação é chegar a 12 mil com as atividades deste ano.

Segundo o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão: “São dois grandes eventos de um governo que entendem que desenvolver as pessoas pela educação é desenvolvê-las para o mundo”.

A superação

A empregada doméstica Maria José da Costa, de 44 anos, deu um depoimento emocionante de como o Quero Ler aos poucos tem mudado sua vida. Obrigada a largar os estudos muito cedo para lutar por sua sobrevivência, Maria agora voltou às aulas com muita determinação.

“Meu sentimento é de conquista. Eu tive filhos muito cedo e tive que priorizar criá-los e educá-los. Mas comecei no programa, e ler e escrever é uma sensação muito boa. É algo que eu não quero deixar de fazer. Quero muito mais, quero ir até o final”, conta a senhora.

Participando da solenidade, o deputado estadual Daniel Zen ressaltou que o governo não tem medido esforços pelo sucesso dos dois programas. “São dois eventos que se completam. O Quero Ler é uma chance de conhecer as letras para aqueles que não tiveram essa oportunidade. E o Viver Ciência já é para todos descobrirem oportunidades educacionais diferentes, indo além do básico da sala de aula”. Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Por:
Secret sales
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.