Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Nível do Rio Juruá começa a subir em Cruzeiro do Sul
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza serviços de infraestrutura na cidade
  • Violência contra a mulher cresce e 2025 se torna o ano mais letal no Acre
  • No Acre, idoso é condenado a mais de 70 anos de prisão por estuprar quatro meninas bolivianas
  • HIV volta a matar jovens no Acre e infectologista alerta: “Não é aceitável essa realidade em 2025”
  • Trump confirma primeiro ataque dos EUA ao território da Venezuela
  • Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências
  • Disputa entre empresários faz preço da gasolina despencar no interior do Acre
  • Tragédia: criança desaparece no Rio Tarauacá após colisão entre canoas
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue auxiliando famílias afetadas por fortes chuvas
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, dezembro 30
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Acre lança Movimento Maio Amarelo

Por Redação Juruá em Tempo.2 de maio de 20173 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

“Maio Amarelo – Atenção Pela Vida”. Com este tema, foi lançado na manhã desta terça-feira, 2, no teatro da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, o Movimento Maio Amarelo, que nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Para a vice-governadora Nazareth Araújo, o Maio Amarelo representa um movimento pela vida. “A intenção é sensibilizar a população sobre a necessidade da adoção de comportamentos seguros no trânsito, dando ênfase às consequências da associação de bebida alcoólica e direção. A gente precisa se unir por essa consciência. O trânsito facilita, mas muitas vezes ele pode agredir a vida”, frisou.
O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Pedro Longo, destaca a importância do envolvimento de todos: juventude, condutores e pedestres. “Os estudantes são os nossos futuros condutores. Eles estão mais abertos, mais suscetíveis a essas mudanças culturais. Num futuro breve eles é que vão estar com sua conduta fazendo a diferença no nosso trânsito”, alertou.

Quarta edição

Em sua quarta edição, a proposta é acompanhar o sucesso de outros movimentos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que, respectivamente, tratam dos temas de câncer de mama e próstata.
O Maio Amarelo vai estimular a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Nesta edição, o Acre concentrará atenção especial aos direitos dos personagens vulneráveis do trânsito: deficientes físicos, idosos e pedestres de modo geral.
Para Socorro Neri, prefeita em exercício de Rio Branco, o movimento é muito importante para chamar a atenção e conscientizar sobre a segurança no trânsito e colocar essas questões em pauta. “Este é um momento para refletirmos nas ações que resultem num trânsito mais seguro e mais responsável. Estas são políticas públicas que ajudam a salvar vidas”, disse.
Durante as ações, serão feitas abordagens a condutores e pedestres para falar sobre a importância do autocuidado quando do uso das vias de trânsito e distribuição de material educativo, assim como fiscalização em bares e blitz educativa noturna nas sextas-feiras e sábados.
Década de Ações para a Segurança no Trânsito

A Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro de 30 a 44 anos.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Por Concita Cardoso

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.