23.7 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Estudantes da UFAC divulgam Nota de Repúdio contra professora e policial federal que invadiu sala de aula

Por

- Publicidade -

Uma simples discussão de trânsito envolvendo o estudante  de engenharia florestal Pedro Pereira, de 21 anos, e a professora da UFAC Angélica Micoanski Thomazine transformou-se em um episódio mais sério depois que o policial federal, esposo da professora, teria invadido a instituição e retirado o estudante à força de sua sala para conduzi-lo à delegacia.

O motivo teria sido a exposição em redes sociais da foto da professora pelo estudante após o incidente, pela qual poderá responder criminalmente. A ação do policial, contudo apresenta indícios de abuso de autoridade.

Após a repercussão do assunto, estudantes da UFAC do Campus de Rio Branco emitiram Nota de Repúdio e cobram providências judiciais por parte da direção da UFAC.

Leia a Nota abaixo:

Nós, discentes da Universidade Federal do Acre, vimos, por meio desta, repudiar veementemente a Professora Angélica Micoanski Thomazine, professora de inglês lotada no Campus Floresta, pelo suposto assédio moral praticado por ela e seu marido contra o discente Pedro Pereira, na tarde do dia 22/05/2017, em Cruzeiro do Sul.

Consideramos ainda descabida, desnecessária e ilegal a invasão ao Campus Floresta por parte do esposo da professora e policial federal, para de forma ilegal retirar um aluno da nossa Universidade sem qualquer intimação ou mandado judicial.

Nossa Universidade tem uma trajetória de respeito ao Estado democrático de direito, a legalidade das ações que são realizadas no âmbito da Instituição, essa possível violação de direito deve ser combatida, rechaçada e merece a investigação e punição devida, temos instâncias dentro da Universidade para resolver qualquer tipo de problema entre professores e alunos, a interferência externa ilegal reforça a necessidade de sindicância e a punição devida aos excessos possivelmente praticados.

Qualquer violação aos princípios democráticos, aos direitos de discentes, docentes e técnicos como presenciados no caso aqui rechaçado, é um ataque à própria democracia, ao Estado de Direito e a nossa Universidade. Reafirmados nossa solidariedade ao aluno Pedro Pereira, por fim e não menos importante, seguiremos vigilantes para que nenhum direito seja cerceado, nenhum abuso praticado e nenhum aluno assediado!

Subescrevem essa nota:

Carlos Gomes – Economia – Campus Rio Branco
Luiz Henrique – Direito – Campus Floresta
Max Teodoro – Eng. Agronômica – Campus Rio Branco
Jardel Cunha – Sistemas de Informação – Campus Rio Branco
Lucas Bolzoni – Ciências Sociais – Campus Rio Branco
Michelle Andressa Silva – Ciências Sociais – Campus Rio Branco
Samuel Alves – Sistemas de Informação – Campus Rio Branco
Cairo Avner – Letras Portugues/Campus Rio Branco

- Publicidade -
Copiar