O número de tentativas de homicídio dos cinco primeiros meses de 2017 em relação ao mesmo período de 2016 apresentou aumento significativo de 27% na segunda maior cidade do estado, Cruzeiro do Sul. Os dados foram apresentados pelo setor de estatística da Polícia Militar na região.
Os dados mostram que de janeiro a maio de 2017 já são 33 tentativas de homicídio na cidade contra 26 do mesmo período em 2016. De acordo com o comandante da Polícia Militar do município, major Lázaro Moura, as concorrências têm ligação com a guerra entre facções.
“Esse número tem aumentado e isso tem ocorrido por força de ações criminosas por parte dessas facções que nos últimos anos têm se instalado no Acre e não é diferente em Cruzeiro do Sul”, disse.
O major destacou ainda que essas tentativas vêm ocorrendo entre membros de facções rivais, segundo ele, trata-se do crime contra o crime. “É em busca de domínio de território, principalmente no que se refere à questão do tráfico”, disse.
Esse tipo de ocorrência trata-se de algo relativamente novo para as forças de segurança na cidade. Moura falou que os policiais estão passando por treinamentos especiais voltados para a temática de crime organizado. “As forças de segurança têm se empenhado ao máximo para proteger as pessoas. No caso do presídio, realizamos as ações rapidamente e com eficiência para evitar que acontecesse uma possível maior chacina já registrada no estado. Poderia ter ocorrido, mas o Iapen e a PM agiram de forma para proteger a segurança de todos e conseguimos”, finalizou. Com informações do Portal G1.