Rio Branco, Acre, 20 de outubro de 2020

Tião Viana apresenta quatro pré-candidatos à sucessão pela FPA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em evento que reuniu milhares de militantes e simpatizantes dos partidos que compõe a Frente Popular do Acre foram apresentados à sociedade os quatro pré-candidatos ao governo do estado para as eleições de 2018. São eles, a vice-governadora Nazaré Araújo, o atual secretário de segurança pública Emylson Farias, o líder do governo na ALEAC Daniel Zen e o atual prefeito da capital, Marcus Alexandre.

Estiveram presentes representantes partidários do PT, PCdoB, PSB, PV, PSDC e PSOL.

Na ocasião também foram apresentados ao senado os nomes de Ney Amorim (atual presidente da ALEAC) e Jorge Viana à reeleição, lembrando que em 2018 serão duas vagas, e portanto dois votos ao senado.

A decisão estratégica de apresentar quatro nomes, ao invés de um único, teria partido do próprio governador Tião Viana, principal condutor do processo de sua sucessão política.

“O objetivo é mostrar que diante de tanta dificuldade da vida, da política e de todas as áreas do Brasil e do mundo, o único caminho que pode gerar um resultado positivo, o melhor resultado é uma visão de comunidade, é radicalizar a democracia.”, disse.

Atualmente secretário de segurança pública, Emylson Farias, entende que as múltiplas candidaturas, enriquecem o debate democrático, por agregar lideranças políticas com diferentes vieses.

“A população tem a oportunidade de ouvir uma pessoa que é mais especialista na área da segurança pública, outra na área da infra-estrutura, como Marcus Alexandre, outra na educação como Daniel Zen e a Nazaré Marques que trabalha mais diretamente com os movimentos sociais e as causas de gênero. E todos nós vamos aprender uns com os outros para poder fazer o melhor pela população do Acre.”, disse.

Para o líder do governo da ALEAC, Daniel Zen, a proposta representa uma radicalização da democracia.

“É na verdade uma radicalização da democracia. E contribui para a gente ir se preparando. Porque no tempo que a gente debate os nomes, na verdade a gente debate também as ideias que cada um desses nomes apresenta. Assim teremos condições de formular um novo programa e para pedir a renovação da confiança das pessoas e quem sabe poder continuar contribuindo para as transformações no nosso estado.”

Para o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, a proposta de quatro pré-candidaturas traduz a união entre os diferentes grupos políticos dentro da FPA.

“A FPA reafirma o processo democrático para uma discussão madura colocando sempre o interesse público e o desejo de cada um de ajudar. Hoje aqui reafirmou-se a união de um grupo que vem trabalhando muito. Tenho o compromisso desse dia-a-dia de cuidar da prefeitura de Rio Branco, tenho feito isso com muita dedicação e aproveitei esse fim de semana para rever amigos aqui no Juruá e participar desse importante evento.”

Nazaré Marques

A vice-governadora Nazaré Marques angaria apoio especialmente das mulheres e dos movimentos sócias com quem lida mais diretamente. Nazaré lembrou do processo de cassação de seu pai, José Augusto, primeiro governador eleito do estado do Acre, que teve seu mandato cassado pela ditadura militar. Nazaré teve uma importante participação no Juruá durante a arrecadação e envio de donativos para os atingidos pela cheia deste ano.

 

Disputa é pela Vaga de Petecão

A FPA terá também dois candidatos ao senado, Jorge Viana, que vem para reeleição e o presidente da ALEAC Ney Amorim. Ney deixa claro que sua disputa será pela vaga que hoje é mantida pela oposição por Petecão.

“Sempre tive um respeito enorme pelo Senador Jorge Viana, não estou aqui para disputar cadeira com ele, minha briga é para recuperarmos a cadeira que está do lado de lá. E eles (oposição), se preparem, porque eu irei devolver essa cadeira para Frente Popular”.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.