Após cerca de três meses do início do recadastramento biométrico em Cruzeiro do Sul, apenas 19% dos eleitores já realizaram o serviço. De acordo com o cartório da cidade, dos mais de 47 mil eleitores, apenas cerca de 10 mil já realizaram atualização.
A chefe de cartório da cidade, Beatriz Pacífico, diz que a baixa procura preocupa.Ela teme que a população deixe para a última hora. “A população não tem comparecido para fazer o recadastramento e apenas 19% já está regulado. Estamos com pouco tempo para realizar esse recadastramento e, infelizmente, a procura continua baixa”, disse.
Beatriz falou ainda que a capacidade diária de atendimento é de cerca de 600 pessoas, mas que atualmente nem metade disto está sendo feito. “O cartório eleitoral fez a contratação de sete pessoas e além das que já estavam, são 12 pessoas só para fazer a biometria, então, tem capacidade para atender toda a população das 8h às 17h, sem interrupções”, afirmou.
O funcionário público Gedean da Silva, de 31 anos, disse que preferiu fazer o recadastramento logo e evitar filas. “Quis fazer logo porque e deixar para vir de uma vez. Não demorou nem 12 minutos e já to saindo”, falou.
O recadastramento iniciou em março e termina no início de setembro, é obrigatório para quem tirou o título antes de 2015. Para o recadastramento, a pessoa deve comparecer a sede do cartório eleitoral da cidade, na Avenida 25 de agosto, nº 1441, com documento oficial com foto e comprovante de residência. Com informações do Portal G1.

