Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Aberta seleção para bolsas de pesquisa para mães de crianças com autismo e deficiência intelectual no Acre
  • Jovem tem moto destruída pelo fogo e faz apelo por doações em Rio Branco
  • Empresas de logística pressionam Governo para revisão de carga tributária
  • Estupro de vulnerável cresce 24,73% no Acre e já soma 232 vítimas em apenas cinco meses
  • Jovem de 19 anos é preso com motocicleta roubada em Cruzeiro do Sul
  • Cristovam Moura assume a Casa Civil após exoneração de Donadoni
  • Expoacre Juruá será aberta nesta terça-feira em Cruzeiro do Sul com show de Nathanzinho
  • Morre Mariquinha, mãe do deputado Edvaldo Magalhães, aos 85 anos
  • Homem é preso por agredir enteada e filha na zona rural de Cruzeiro do Sul
  • Apoio a Fábio Rueda gera demissão de Donadoni da Casa Civil
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, junho 30
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Após reforma, Casa de Chico Mendes é reaberta em Xapuri

Por Redação Juruá em Tempo.28 de junho de 20173 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Ao som da banda Coração do Acre e do cantor Diogo Soares, a Casa de Chico Mendes foi reaberta à população nesta terça-feira, 27, em Xapuri. O espaço passou por reforma e restauração, em um investimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), orçado no valor de R$ 118 mil.
O evento contou com participação de representantes do governo, da prefeitura local, parlamentares e do presidente substituto do órgão federal, Andrey Rosenthal, que ressaltou a importância da casa não só para o Acre, mas para o mundo.

“É um privilégio para nós estarmos entregando esse espaço ao povo acreano. No Brasil, temos 1.200 espaços tombados, e a Casa de Chico Mendes é uma delas, sendo que está em lugar de destaque por representar uma luta de resistência histórica”, diz.
A presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, aproveitou a ocasião para contar uma fábula que Chico compartilhou com o contador de histórias Gregório Filho, durante uma assembleia sindical, sobre resistência. Além disso, destacou que a casa é um símbolo importante para a luta de homens e mulheres do mundo inteiro, que acreditam em uma sociedade transparente.
“Esse é um momento importante e muito simbólico, pois é lembrar da memória do Chico como uma memória importante, como homem que deixou para nós um enorme legado de força, de crença, luta, união e de coletividade tão necessários para os dias de hoje”, relata.
Para a secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, no ato representando o governador Tião Viana, alguns dos grandes avanços do Acre existem graças à luta de Chico Mendes.

Rachel Moreira representou no evento o governador Tião Viana, que cumpre agenda em Brasília (Foto: Angela Peres/Secom)

“Hoje, termos exemplos como escola de segundo grau dentro da floresta, Xapuri se tornando um polo da cultura da mandioca, áreas degradadas servindo para avançar na economia, além do avanço da classe média rural, com trabalhadores cuidando da piscicultura, integrando várias ações dentro das suas comunidades, existem pois Chico e seus ideias inspiraram jovens a lutar pela nossa sociedade”, ressalta.
A cerimônia ainda contou com a presença de diversas pessoas que conviveram com Chico, como é o caso da funcionária pública Nilza Cunha, que fala do sentimento de rever o local aberto: “Essa casa é uma coisa linda. Eu me emociono só de entrar ali, pois fui várias vezes para tomar um café com ele, com a esposa e as crianças. Então, para mim, é um momento de muita comoção e felicidade ver essa casa cheia de vida e memória dele”.
As mudanças

Entre as mudanças, estão a readequação do solo, caso uma nova enchente atinja o espaço, além do reforço estrutural nos pilares da casa, amarrações nas junções da estrutura, enxerto ou troca de madeiras – sendo que somente a parede onde estão as marcas do sangue de Chico foram mantidas. As telhas também foram limpas e recolocadas no lugar, uma nova cerca foi construída e as paredes foram pintadas.
O projeto foi contratado pelo Iphan em 2014, porém, o início da reforma foi adiada devido à enchente histórica de 2015. O órgão ainda realizou um minucioso estudo preliminar sobre o histórico e a conservação da casa, além do mapeamento de danos.
Assim como a estrutura, todo o acervo do local também é tombado. Os objetos pertencentes ao grande líder seringueiro foram retirados do imóvel antes da cheia atingir a casa e, até então, estão sob responsabilidade da FEM.

 

Por  Márcia Moreira

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.