Início / Versão completa
Principais Notícias

Deputado Léo de Brito (PT) pede esclarecimentos sobre garimpo no Juruá

Por Redação Juruá em Tempo. 20/06/2017 19:12 Atualizado em 20/06/2017 19:15
Publicidade

O deputado federal Léo de Brito (PT) enviou na manhã desta terça-feira, 20, um requerimento solicitando esclarecimentos ao Departamento de Produção Mineral, do Ministério das Minas e Energia- Governo federal, sobre o requerimento para garimpo na região do Juruá feita pela cooperativa de garimpeiros de Pontes e Lacerda-MT.

Publicidade

Segundo consta nos processos de número 886.303/2016 à 886.307/2016, a referida cooperativa requereu a autorização para lavra garimpeira em cinco áreas distintas, sendo uma delas em Cruzeiro do Sul, duas em Rodrigues Alves e duas em Mâncio Lima, totalizando cerca de 42 mil hectares. Leia mais.

O processo, protocolado no dia 14 de dezembro de 2016 vinha correndo sem o conhecimento da população dos municípios afetados, que somente soube da pretensão a partir do impedimento legal para extração de areia e barro nas mesmas áreas.

No documento, o deputado pede que o departamento esclareça se de fato há tal documento protocolado, em que estágio se encontra a situação processual, se já foi dada alguma autorização, em quais áreas e quais empresas fizeram a solicitação e se há estudos técnicos de impactos ambientais sobre a atividade do garimpo na região.

Publicidade

Leia o documento na íntegra:

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE

REQUERIMENTO N°        , de 2017.

(do Sr. Leo de Brito)

Solicita informações ao Senhor Ministro das Minas e Energia para que esclareça as circunstâncias dos pedidos de atividade de garimpagem por grupos do Mato Grosso na Região do Juruá, no Estado do Acre.

Senhor Presidente,

Requeiro a Vossa Excelência, com base no art. 50, § 2º, da Constituição Federal e na forma dos artigos 115 e 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, sejam solicitadas informações ao Senhor Ministro de Minas e Energia para que esclareça as circunstâncias dos pedidos de atividade de garimpagem por grupos do Mato Grosso na Região do Juruá, no Estado do Acre.

JUSTIFICAÇÃO

Na última semana (20/06/2017) a imprensa acreana denunciou que as pequenas olarias e areais da Região do Juruá, no Estado do Acre, estariam impedidas de explorar por conta de um pedido de garimpagem realizado pela Cooperativa Ponte e Lacerda, oriunda do Mato Grosso.

Segundo as informações veiculadas, a referida cooperativa teria dado entrada no pedido de exploração de garimpo de ouro no dia 14/12/2016 junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

As áreas solicitadas para atividade de garimpo estariam em Cruzeiro do Sul (7.904,98 hectares), duas áreas em Rodrigues Alves (9603,37 ha e 9,170,47 ha) e duas em Mâncio Lima (8.155,23 ha e 7.783,73 hectares). Um total aproximado de 42 mil hectares.

Se forem deferidos, as atividades de garimpagem podem comprometer grande parte da bacia hidrográfica dos Rios Moa, Japiin e Igarapé Preto. Sob outro aspecto, é notório na recente história brasileira que a formação de garimpos predatórios tem alto potencial para comprometer o bem estar social e ambiental de toda uma região.

Dessa forma, faz-se necessário, em um primeiro momento, buscar mais informações do Senhor Ministro de Minas e Energia, para que, de posse das informações fornecidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, responda:

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.