Através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTRANS), a Prefeitura inicia na cidade de Cruzeiro do Sul, a implantação de rotatórias sustentáveis.
Segundo o Secretário Adjunto, a denominação sustentável refere-se ao fato de que, além da contribuição ao meio ambiente através da utilização de pneus descartados, onde os estudos comprovam que levam mais de 100 (cem) anos para a sua total degradação, a também a contribuição com a saúde pública, haja vista, o recolhimento de pneus descartados em vários pontos da cidade, evitando assim a proliferação de mosquitos transmissores de doenças tropicais, como: malária, dengue, Chikungunya e outras.
Pensou-se também na melhoria da qualidade de vida, através do paisagismo e ajardinamento da cidade. Salienta-se o Secretário, que os custos são bem inferiores, comparados na confecção de rotatórias convencionais (concreto e tachões) e o principal objetivo que é garantir a fluidez e principalmente a segurança no trânsito.
Adverte o Secretario, que há 02 (duas) câmeras de videomonitoramento que controlam a circulação na referida rotatória e de acordo com a Resolução N.º 532 do Contran, o Município e o Estado estão autorizados a autuar o condutor que transitar por cima das ilhas da rotatória, com base no Art. 193 do CTB, com penalidade de multa no valor de R$880,00 e perca de 07 pontos na CNH.

