O Juruá Em Tempo

Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebe responsabilidade de combate e prevenção a malária

Em uma solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (12), na sede do setor de combate a Endemias de Cruzeiro do Sul, o prefeito Ilderlei Cordeiro recebeu do Secretário Estadual de Saúde do Acre Jemil Júnior, a responsabilidade para que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul atue, a partir de agora, com o combate e prevenção a malária, que era até então a cargo do estado.

O município terá que contratar pelo menos 140 novos agentes de endemias através de processo seletivo ou concurso público. Os que trabalham atualmente no local serão cedidos pelo governo do estado até o dia 30 de julho, data em que encerram os contratos. Já os microscopistas serão mantidos pelo estado até o final de 2018.

Durante a solenidade o secretário realizou a entrega de toda frota de veículos e motocicletas do estado, que já eram utilizados no combate, além do mobiliário, borrifadores, dentre outros objetos. Na ocasião o secretário de saúde garantiu uma parceria com o município. “O prefeito Ilderlei agora abraça essa causa, e assume de volta essa responsabilidade, mas deixamos bem claro que o estado não vai se eximir, deixando uma folha salarial de aproximadamente R$1 milhão para ajudar Cruzeiro do Sul neste primeiro momento”, relatou o secretário estadual de saúde Jemil.

O secretário municipal de saúde Edir Clemente ressaltou que todas as ações voltadas para o combate e prevenção a malária são determinadas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da coordenação de entomologia. “Nós estamos caminhando a quase três meses no processo de descentralização das ações, e hoje de forma efetiva o estado passa a responsabilidade da malária par ao município”, completou o secretário municipal.

O prefeito Ilderlei Cordeiro ressaltou a importância do município assumir essa responsabilidade, uma vez perante o Ministério da Saúde constava como um encargo que já era do município. “O Ministério da Saúde já contava como se Cruzeiro do Sul tivesse recebido essa demanda da malária desde 2015. Estamos trabalhando muito, ajudando nossa cidade a ter um retorno necessário e a prestar um bom atendimento. A malária requer um cuidado especial, o governo fez a parte dele até o presente momento e agora é nossa vez de agarrarmos definitivamente essa situação. O secretário Jemil tem um olhar especial para nossa região e afirmou que o governo não vai distanciar as parcerias para melhorar a saúde em Cruzeiro do Sul e ajudar no que for possível”, destacou o prefeito.

Há alguns meses o prefeito Ilderlei visitou o Ministro da Saúde junto com o senador Gladson Cameli, onde foi garantido a ampliação de recursos para melhorar os serviços da saúde. O número de agentes de endemias que atualmente é de 62 será dobrado, chegando a mais de 100. O prefeito ressaltou que pretende realizar as novas contratações separando por regionais, priorizando dessa forma as pessoas da comunidade para trabalhar dentro de cada área, reduzindo assim os custos com transporte e combustível.

Assessoria

Sair da versão mobile