Leandro Altheman
Nesta sexta-feira, 23, será inaugurado o SESC Cruzeiro do Sul. Muito esperada pela população, a obra iniciada em 2011 sofreu atrasos – a primeira previsão de inauguração era em 2014, o que em parte é explicado justamente pelo caráter superlativo da unidade.

De parque aquático a hotel de trânsito, de academia de ginástica a restaurante, piscina e diversos espaços de esporte, cultura e lazer para todas as idades é possível faze o prognóstico de que o SESC deve alterar profundamente – para melhor – o modo de vida do juruaense.

É impossível não e admirar com a estrutura e o capricho com que está sendo entregue à população. Mesmo para quem conhece em outros estado, a importância fundamental do SESC, este SESC de Cruzeiro do Sul deverá ainda ser um marco, especialmente pelo modo integrado com a natureza com que foi projetado.

É natural se surpreender com o tamanho do investimento, por hora estimado em 55 milhões de reais, em uma cidade ‘na ponta do Brasil’.
Segundo Leandro Domingos, presidente FECOMÉRCIO e SESC/AC, a iniciativa teria partido do presidente nacional do SESC Antônio Oliveira Santos, após a constatação do departamento técnico de que havia dois ‘pontos cardeais’ do país descobertos pela instituição: uma delas no Amapá e a outra justamente em Cruzeiro do Sul.

“Para nossa instituição é de extrema importância essa unidade. Cruzeiro do Sul é a segunda cidade do Acre e ainda não havia a presença da Federação do Comércio. Cruzeiro do Sul está se transformando e o SESC quer participar dessa transformação.
Natureza Acessível

Cantada em verso e prosa, as belezas naturais da região na verdade foram tornando-se cada vez menos acessíveis à população urbana. Há cerca de seis quilômetros da área urbana da cidade, o SESC está completamente integrado à região dos buritizais e igarapés. Talvez ajude a mudar essa percepção – da natureza distante – de modo que a as belezas da região possam de fato serem usufruídas como área de lazer e trazer mais qualidade de vida para as pessoas. Um dos destaques é o parque aquático do espaço. Também faz parte do projeto a construção de um mirante e uma ‘tirolesa’.
Comerciários contemplados

O SESC é destinado especialmente aos empregados das áreas de comércio e serviços. Em Cruzeiro do Sul, sempre valorizou-se o papel dos comerciantes na formação e crescimento da cidade, mas a classe dos comerciários – a maior da iniciativa privada na região – quase nunca é lembrada. O SESC vem também para fazer jus a essa importante categoria.
Mas o espaço não é de uso exclusivo dos comerciários. Qualquer pessoa pode utilizar tornando-se um usuário. As taxas são ínfimas: 3 reais/ano para comerciários e 5 reais/ano para outros usuários.

