Rio Branco, Acre, 20 de outubro de 2020

Moradores realizam protesto por demissão de servidores do sistema de abastecimento de água

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um grupo de moradores do bairro do Remanso interditou na manhã desta terça-feira, a estrada de acesso ao porto do governo. O protesto ocorre em função da demissão dos servidores responsáveis pelo sistema autônomo de abastecimento de água da prefeitura. No bairro do Remanso, o acionamento da bomba d´água do poço artesiano que abastece cerca de 90 famílias era feito pelo presidente do bairro, José Maria, que constava na folha de pagamento da prefeitura. Sistema semelhante era adotado por outras unidades em outros bairros, fornecendo água gratuitamente para as famílias atendidas.

A demissão em massa ocorreu na sexta-feira, sem qualquer tipo de aviso prévio, pegando de surpresa as comunidades atendidas pelos sistema autônomo.

Santa Therezinha também protestou

Estrada do Guajará também foi fechada pelo mesmo motivo

Outro protesto pelo mesmo motivo ocorreu também no bairro Santa Terezinha, com o fechamento da estrada que dá acesso ao município do Guajará-AM e há um outro protesto marcado para quarta-feira, no bairro Boca da Alemanha.

Promessa de Campanha

A manutenção do sistema autônomo de abastecimento de água foi uma das promessas de campanha de Ilderlei Cordeiro (PMDB). O sistema já vinha sendo adotado pelo seu antecessor, Vagner Sales, durante os 8 anos anteriores, e em certa medida, era também uma maneira de manter o atrelamento político de presidentes de bairro. Muito apoio político foi afiançado à Ilderlei durante a campanha através da promessa de continuidade de pagamento deste salário.

“Ilderlei dizia que o que o Vagner tinha deixado, ele ia melhorar. Parece que ele esqueceu. E por esse motivo as pessoas estão sem água aqui.”, disse José Maria, presidente do bairro do Remanso e responsável (agora demitido) pela operação do sistema.

Prefeito deverá se manifestar

Em contato com assessoria de comunicação da prefeitura, fomos informados que o prefeito iria ainda na manhã desta terça-feira até o Remanso para tentar encontrar uma solução para a questão.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.