Rio Branco, Acre, 28 de outubro de 2020

Rua ou esteira? Conheça os prós e contras de correr em cada uma

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Praticar exercício físico, independente do treino ou do local ou máquina onde é realizado, é melhor para a saúde e para a forma física do que ficar no sofá.

Porém, quando o assunto é corrida, há quem goste de estar ao ar livre e aproveitar para aliviar o estresse e estar em contato com a natureza, por exemplo. E ainda tem quem prefira fazer este exercício cardiovascular na esteira da academia ou em casa, podendo controlar todos os parâmetros e métricas.

Uma opção de treino não é melhor do que a outra. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, mas conhecê-las pode ajudá-lo a entender qual é a melhor para você. O Deporte y Vida do jornal espanhol AS destacou o prós e os contras de correr na rua e na esteira, confira:

Rua

Vantagens: há uma maior sensação de liberdade do que quando se corre na esteira, podemos estar em contato com a natureza, ouvir música e estar sozinhos. Gerimos a velocidade da corrida como quisermos, sem ter de pressionar um botão de uma máquina. Também pode ser menos monótono do que estar confinado em um espaço reduzido.

Desvantagensestamos um pouco limitados pelo tempo – não é ideal correr quando chove muito ou está um sol muito forte, nem quando já é bem de noite. E dependendo do piso em que corremos, pode ter mais impacto nas articulações do que correr na esteria, aumentando o risco de lesão. Precisamos de algum dispositivo para medir a nossa performance.

Esteira

Vantagens: é prático poder correr logo no final de fazer o treino de musculação ou alguma aula na academia. Correr na esteira tem menos impacto nas articulações, por isso é recomendado quando se está se recuperando de uma lesão, por exemplo. Pode ser usada em qualquer dia e hora, embora custe dinheiro. Podemos controlar o tempo, as calorias queimadas e a velocidade a que corremos com a ajuda da máquina. Pode correr enquanto vê um filme, por exemplo.

Desvantagens: ao contrário de correr na rua, praticar este exercício na esteira custa dinheiro – na academia custa a mensalidade e para tê-la em casa tem de a comprar, o que não é barato. Pode ser bastante monótono e dá menos sensação de liberdade.

 

Por Lifestyle.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.