23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Acre está se aproximando de 1 milhão de habitantes

Por

- Publicidade -

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (30) dados da estimativa populacional dos municípios no Brasil.

No Acre, o crescimento é de 1,58%, a população estimada do estado é de 816.687. Proporcionalmente o município que mais cresceu foi Santa Rosa do Purus, com um aumento de 3,47%, enquanto Cruzeiro do Sul foi o que menos cresceu, com apenas 0,67%.

“Esse trabalho utiliza em regra os sensos anteriores. Então é avaliado com base nos anos anteriores como é que se deu esse crescimento da população e aí isso é feito anualmente,” disse o chefe da unidade estadual do IBGE, Marco Fábio Esteves.

A pesquisa é importante para os municípios principalmente, porque é baseado nele que a União faz o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os dados divulgados hoje servirão para o repasse de 2018.

“Um dos principais objetivos disso, decorre daí inclusive, a classificação dos municípios na faixa de participação da distribuição de recursos federais,” explicou Esteves.

- Publicidade -
Copiar