Cruzeiro do Sul viveu nesta terça-feira, 15, mais um emocionante encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória com uma grande procissão que levou milhares de fiéis às ruas da cidade em homenagem à sua padroeira.
O Novenário é um dos maiores eventos religiosos do país, o segundo da região Norte. Realizado todo ano em agosto, ele chegou a sua 99ª edição, e foi encerrado com uma missa na Catedral e a tradicional procissão com cerca de três quilômetros. De acordo com a Polícia Militar, o público foi de 38 a 40 mil pessoas.

Morando em Rio Branco desde 1975, o procurador da Justiça Flávio Oliveira tem acompanhado religiosamente a festa nos últimos cinco anos.
“Primeiro que é uma data comemorativa da fé dos cruzeirenses e todos eles que moram fora, quando têm oportunidade, vêm demonstrar fé e rever os amigos da cidade. Nos últimos cinco anos tenho vindo prestigiar minha terra e mostrar minha devoção à Nossa Senhora da Glória”, conta.
Fiéis em marcha

Prestigiando o Novenário todos os dias e participando da procissão do começo ao fim há tantos anos que nem lembra quando começou, a senhora Raimunda Pereira de Souza ressalta o sentimento de renovação da fé durante a procissão.
“É um momento de grande devoção. Que Nossa Senhora proteja nós todos da violência e brigas. Que Deus nos proteja, abençoe a todos nós e que esta seja uma noite feliz”, conta a senhora.
Carregando a filha Valentina nas costas e ao lado de toda a família, José Gervalto conta que a procissão também representa a união de todos em torno de um bem comum. “Durante todo o ano fazemos promessas pedindo bençãos, alegrias e prosperidades, que nossa família esteja em harmonia. Essa caminhada é uma renovação dos nossos votos”.

