22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Frigorífico começa a adotar tecnologia com o biodigestor

Por

- Publicidade -

Uma tecnologia que aos poucos ganha adeptos e vem transformando a realidade rural no país. O biodigestor tem contribuído muito para a preservação do meio ambiente e de seus recursos renováveis. Empreendimentos como o frigorífico Três Irmãos, em Cruzeiro do Sul, já estão aderindo à ideia e hoje já produz sua própria energia, gás e fertilizantes.

A vice-governadora Nazareth Araújo visitou o local nesta quarta-feira, 16. Segundo ela, são formas de produção de energia que respeitam a natureza. “Essa é uma fonte energética renovável e sustentável, sendo considerada uma alternativa eficiente e barata”, explicou Nazareth.

O projeto de biodigestor está sendo desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) de Cruzeiro do Sul.

O agricultor Rosendo Magalhães é um parceiro da iniciativa. “Nossa meta é atender as comunidades rurais do estado e garantir que elas passem a utilizar um sistema que vai lhe proporcionar melhoria de vida com a produção de energia sustentável”, revelou.

Alcy Costa, gestor de políticas públicas da Sedens, fala de sua alegria de o frigorífico ter aderido à ideia. Atitudes como essas, segundo ele, dão a certeza de que o governo está no caminho certo. “Além dos benefícios ao meio ambiente, o produtor que utiliza biodigestores em sua propriedade produz biogás e biofertilizante. A utilização de biodigestor permite a redução dos custos com energia e adubação”, explicou.

- Publicidade -
Copiar