Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Brasil repete pior posição da história em ranking global de corrupção
  • Flávio diz que Brasil não vive ‘democracia plena’ e critica Macron em TV da França
  • Aliados acreditam que Haddad pode aceitar disputa ao governo de SP se Lula pedir
  • Inflação fica em 0,33% em janeiro e acelera para 4,44% no acumulado em 12 meses
  • Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras
  • Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue
  • Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet
  • Influenciadora acreana supera linfoma de Hodgkin e relata luta contra o câncer: “Escolhi ser exemplo”
  • Acre aparece em 2º lugar no ranking nacional de violência política, aponta estudo
  • Polícia confirma que morte em piscina de academia foi por cloro adulterado
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, fevereiro 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Governo de Rondônia decreta situação de emergência por seca do Madeira

Por Redação Juruá em Tempo.15 de agosto de 2017Updated:15 de agosto de 20172 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, assinou nesta segunda-feira, 14, o decreto de situação de emergência na região conhecida como Ponta do Abunã. No local está instalado um dos pontos de atracagem da balsa que faz a travessia de veículos que se deslocam entre os dois estados.

O ato oficial se deu em razão do baixo nível das águas do Rio Madeira, manancial que interrompe a BR-364 na altura do distrito de Vista Alegre do Abunã, que estava com 9,78 metros nesta segunda-feira.

A diminuição drástica das chuvas resultou na baixa dos níveis de rios, igarapés e reservatórios das cidades rondonienses. Com a redução das águas do Rio Madeira, a situação se agravou ainda mais.

Nos últimos dias, caminhoneiros tiveram que aguardar até 24 horas para conseguir realizar a travessia. Bancos de areia, que se formaram no leito do rio, fizeram com que as balsas encalhassem. Filas quilométricas se formaram às margens da rodovia.

Diálogos

Na última quinta-feira, 10, o governador Tião Viana esteve em Brasília, acompanhado do senador Jorge Viana e do deputado federal Raimundo Angelim, buscando solução emergencial junto ao governo federal para a travessia das balsas no Rio Madeira

E no dia seguinte, em Cuiabá, no Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Tião Viana conversou pessoalmente com o governador de Rondônia, Confúcio Moura, fazendo o pedido para que fosse decretado a situação de emergência.

A partir do decreto realizado pelo governo de Rondônia, o Dnit poderá fazer a intervenção necessária no local, como a dragagem do rio no trecho da travessia da balsa e o aterro gradativo na região. Além disso, a ANA e o MME garantiram que a cota da usina hidrelétrica de Santo Antônio não será alterada, para não criar mais uma redução no nível do Rio Madeira.

Abastecimento

Até o momento não se registrou comprometimento no transporte de gêneros alimentícios e combustíveis com destino ao Acre.

A situação também é a mesma nos distritos de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.