O prefeito Marcus Alexandre estará em Brasília nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de agosto, onde cumpre extensa agenda em ministérios e órgãos do governo federal em busca da liberação de recursos para obras em andamento na capital.
Marcus Alexandre terá audiência na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde se reúne com a secretária Ana Paula Vescovi para apresentar proposta da operação de crédito para pagamento de precatórios. A Câmara de Vereadores já aprovou o pedido de empréstimo dos recursos que farão frente às dívidas judicializadas ao longo de trinta anos e que, de acordo com a Emenda Constitucional 99/2016, esses débitos tem de ser pagos até 2020. Com a secretária do STN, Ana Paula, o prefeito Marcus Alexandre irá definir detalhes burocráticos para a sequência da proposta.
No Ministério da Defesa, o prefeito se reunirá com o Brigadeiro Roberto Dantas, coordenador nacional do Programa Calha Norte. Ali, Marcus Alexandre fará o acompanhamento de projetos em andamento, mais especialmente a construção do Parque Cidade da Criança, no Loteamento Macauã (antigo Parque dos Sabiás), investimento de R$1,1 milhão em recursos do Ministério da Defesa e contrapartida do município.
O prefeito e a secretária de Planejamento de Rio Branco, Janete Santos, estarão também em audiência com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Marco Aurélio de Queiroz Campos, para debater a liberação de recursos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em execução na Poligonal Vila Acre/Vila da Amizade e na Baixada da Sobral que compreende a urbanização dos bairros Bahia Velha, Glória e Pista.
Já no Ministério do Turismo, a reunião será com o ministro Carlos Marx. Com ele, Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana, que acompanhará o prefeito na audiência, farão gestão para a liberação de recursos referente a medições já executadas na obra do Shopping Popular de Rio Branco. A regularidade no cronograma de desembolso financeiro é necessária para a continuidade da obra.
Também haverá audiências no Ministério da Cultura, onde o prefeito faz a defesa de recursos para a recuperação da passarela de acesso ao Parque Capitão Ciríaco, e no Ministério do Esporte buscará a liberação de verbas para construção ou conclusão de espaços esportivos em Rio Branco como as quadras cobertas e de grama sintética em execução nos bairros Praia do Amapá, Jequitibá, Juarez Távora, Carandá, Adalberto Aragão, Seis de Agosto, Defesa Civil a também na APAE.

